Cantor, compositor, violonista e baixista, Itallo França passeia pela música de um jeito muito pessoal. Ele é expert em contar as histórias que viveu. Melódico, simples e tocante. Assim é seu som. De qualidade mesmo. O artista de Arapiraca tem retratado seu conceito de felicidade e compartilhado suas memórias e vivências em diversos projetos e parcerias: já esteve com a Alfabeto Numérico, com a The Mozões, com Janu Matuto Urbano, e na bagagem solo, dois álbuns: “Casa”, de 2016, e “O Time da Mooca”, de 2020.  Quem quiser conferir um pouco disso tudo ao vivo, pode comparecer à sexta edição do Festival Carambola - que acontece nos dias 2 e 3 de abril, no estacionamento do Parque Shopping Maceió, no bairro de Cruz das Almas.

Além de Ítallo, o projeto traz um line up misto. De Alagoas, o festival escalou o DJ Cleiton Rasta, que convida a artista Luana do Reggae, a banda Marinho e os cantores e compositores, Cris Braun, LoreB e Naty Barros. De São Paulo, Céu e Jup do Bairro chegam com seus lançamentos mais recentes, além dos paranaenses da Tuyo e a banda carioca Gilsons. Esta super escalação completa-se com o show da revelação baiana Rachel Reis e da estrela pop Getúlio Abelha, de Fortaleza.

De Arapiraca, para o mundo. Em janeiro deste ano, Ítallo lançou uma session para seu mais recente trabalho. No quintal de sua casa, em Arapiraca (AL), o artista apresentou 5, das 9 faixas que compõem O Time da Mooca. O projeto foi especial e compila um tanto de aprendizados. “Desde 2014, ano em que fiz 22 anos, divulgo minhas músicas na internet, portanto é esperado que durante esse período eu tenha absorvido novas maneiras de fazer meu trabalho. Cada pessoa tem uma forma de relacionar meu trabalho mais recente com os mais antigos, isso é uma avaliação absolutamente pessoal”, explica. “Estou sempre contando uma história, acho que é isso o elo entre todas as canções que lancei um dia.”

A session foi realizada com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc via Secult AL, com produção da Viella Filmes. Ao final de tudo, a sensação de dever cumprido e uma série de aprendizados. “Eu gostei de ter feito e projetado a ideia da session. Deu um pouco de dor de cabeça, mas foi importante ter, de algum forma, gerenciado um trabalho e que no final se apresentou como um bom produto”, conta. Para o cantor,  o maior aprendizado foi compreender o quanto dá trabalho tirar ideias do papel e o quanto profissionalismo é exigido para fazer dar certo. “Sobre o Time da Mooca, ainda posso continuar apresentando ele por aí, mas a ideia é trabalhar um novo disco, que deverá ser lançado esse ano.”

No palco do Festival Carambola ele deve apresentar boa parte desse repertório mais novo. “Também vou tocar canções de outros discos e alguma música que gosto, mas de outros compositores.” Das canções que  fez até hoje, ele revela a favorita (do momento). “Gosto de várias, mas costumo amar um pouco mais as mais recentes, como é o caso de uma canção chamada “Depois”, que o tema central é a saudade e a incerteza do futuro”, conta.  “Dois sentimentos muitos comuns na vida da gente. Não é a mais especial, pois todas são igualmente especiais, mas é minha preferida no momento.”

Trata-se da sexta edição do festival, a quarta que acontece presencialmente em Maceió, mas não é a prmeira vez que Ítallo França faz parte da equipe. No ano passado, ele se apresentou no projeto de sessions Sala de Ensaio. Voltar tem um gosto diferente. “A sensação é de felicidade e medo. O Festival Carambola e toda sua equipe sempre foi muito generosa com meu trabalho, desde o ano passado quando me apresentei no Sala de Ensaio. Participar mais uma vez de um evento promovido por eles me dá a sensação de voltar para um lugar em que fui muito bem recebido”, diz. Para o futuro (ainda este ano), vem disco novo por aí. “Será meu terceiro disco de carreira. Devo trabalhar nele durante 2022, com clipes, shows e o que der mais pra fazer. É a grande novidade. O resto eu conto depois”, conclui.

 

Serviço Festival Carambola 2022

Data: Sábado e Domingo, 2 e 3 de Abril de 2022

Horário de abertura dos portões: 17:00 no sábado (2) e 16:00 no domingo (3)

Local:  Parque Shopping Maceió (Estacionamento) - Av. Comendador Gustavo Paiva, 5945 - Cruz das Almas, Maceió - AL

Ingressos: https://doity.com.br/carambola22

Classificação etária: 18 anos