Prefeitura de Coruripe promove diversas ações de coleta seletiva no município

30/03/2022 12:33 - Interior
Por Assessoria
Image

Em 2019, de acordo com Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil gerou 79,1 milhões de resíduos. Segundo o mesmo estudo, cada brasileiro produz, em média, 1 kg de lixo por dia. São números que precisam ser reduzidos, em prol de um meio ambiente mais sustentável e consumo consciente.

É por entender a importância da pauta ambiental que a Prefeitura de Coruripe vem desenvolvendo diversas ações e, uma das mais importantes, é o gerenciamento dos resíduos sólidos do município. Desde o início da atual gestão municipal, diversas ações já foram promovidas e estão em andamento para reduzir os impactos ambientais provocados pelos resíduos sólidos, quando não são tratados adequadamente.

 Em 2021, em parceria com o Instituto Jogue Limpo, foram implantados três pontos de entrega voluntária de recipientes de óleos lubrificantes, localizados no Eliezer Moto Peças (Pindorama), Renê Autopeças (Centro) e Associação de Catadores e Catadoras de Material Reciclável São José (Ascamare). Só no ano passado, foram recolhidos 852,1 kg de material.

 Outra parceria muito importante da prefeitura foi com a associação Reciclus e a empresa Qualitec, que juntas instalaram no supermercado Cortez, localizado no Centro, um ponto de descarte correto de lâmpadas. Ao todo, até agora, já foram recolhidas 2376 lâmpadas, o equivalente a 347 quilos.

 Na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo existe, ainda, um coletor de pilhas e baterias à disposição dos funcionários e população. O óleo de cozinha também vem sendo coletado pela Ascamare porta a porta. Outro ponto que merece destaque é o recolhimento de pneus inutilizados, que em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) faz a coleta por campanhas, tirando de circulação, até o presente momento, 379 pneus.

 Além de todas ações, Coruripe conta ainda com Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis espalhados por todo o município. O recolhimento é feito pela Ascamare.

 Mas as iniciativas da prefeitura vão além de pontos de coleta de resíduos. Em 2021 foi realizada uma formação continuada em educação ambiental para educadores da rede pública de ensino, com módulo específico sobre resíduos sólidos.

 “Todas as ações reduzem os impactos ambientais nocivos e coloca Coruripe entre os municípios de Alagoas que mais têm projetos em execução, que coloca em prática a Política Nacional e estadual de resíduos sólidos”, pontuo Rennyse Rodrigues Cruz, responsável pela área de educação ambiental e resíduos sólidos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..