Do ano de 2021 para 2022, o mercado de apostas online passou a ter um grande destaque, principalmente com websites de apostas esportivas. Seja com comerciais em canais de televisão em rede aberta ou fechada, o número de propagandas relacionadas a apostas esportivas aumentou expressivamente.

O crescimento desse setor está cada vez mais competitivo e movimentado. Segundo a Google Trends Brasil a busca por palavras como; “aposta”, “bet” (aposta em inglês) e “bet+aposta” mais do que dobrou em janeiro de 2021 em comparação ao ano anterior. Essa alta visibilidade é respondida pelo aumento das propagandas realizadas via internet e canais televisivos. 

No Brasil em 2020, o mercado de apostas esportivas alcançou 7 bilhões de reais. A empresa Mktesportivo, que divulgou estes dados, ainda revelou que o setor cresceu de R$ 2 bilhões em 2018 para R$ 7 bilhões em apenas dois anos. O mesmo ocorre no cenário mundial, com projeções de que o mercado global pode atingir 127,3 bilhões de dólares até 2027 (Grand View Research).

Com dois projetos de lei relacionados a regulamentação de apostas tramitando atualmente no Congresso Nacional, existe a expectativa de ver o mercado brasileiro de apostas online crescendo junto com esse movimento global. No caso os brasileiros já estão entre os principais consumidores de sites de apostas esportivas do mundo, tendo o futebol como o esporte favorito entre os apostadores.

Com a possibilidade da regulamentação do mercado de apostas os “players”, como são chamados os apostadores, já podem utilizar das casas de apostas online aqui no Brasil e procurar pelos melhores cassinos online. A diferença entre as casas de apostas e apostas esportivas está relacionada ao tipo de apostas que as plataformas oferecem. Em casas de apostas o número de jogos é maior, com apostas mais numerosas e simples. Um exemplo desses jogos são os tradicionais jogos oferecidos em casinos. A principal diferença desse tipo de jogo para as apostas esportivas está relacionada a compra de cotações, conhecidas como “odds”, que permite o usuário comprar e vender odds enquanto a partida acontece. 

O número de novos operadores de jogos online não para de crescer mundo a fora. O impacto neste mercado é um reflexo da legalização de apostas em estados dos Estados Unidos em 2018, o que os transformaram em um dos principais mercados consumidores do mundo. Segundo a pesquisa realizada pela Gabelli Securities e eMarketer, o faturamento no ano de 2021 nos EUA foi de 2,1 bilhões de dólares, com estimativa de faturamento de 10,1 bilhões de dólares em 2028.

Com o aumento do número de casas de apostas online, a competitividade no setor se torna cada vez maior e as plataformas precisam oferecer promoções e tornar os jogos mais atraentes aos apostadores. 

Em uma pesquisa exclusiva produzida pelo grupo Globo em junho de 2021, os pesquisadores analisaram o perfil de aposta dos brasileiros. Os resultados revelaram que além de apostas esportivas, que é onde os apostadores brasileiros mais investem, outras apostas como Loteria Federal, Fantasy game e Cassino online, são os destinos de apostas favoritos dos brasileiros.

Quando questionados sobre o que significa apostar online, os entrevistados brasileiros declararam se tratar de um entretenimento (67%), negócio (43%), esporte (38%), jogo de azar (23%) e para 12% dos entrevistados o ato ainda significa algo ilegal. Seguindo com a pesquisa, os pesquisadores descobriram que as motivações dos participantes ao apostarem são para se divertir, aumentar a renda e socializar com os amigos.

A pandemia também teve o seu impacto no mercado de apostas, uma vez que boa parte das pessoas passaram a trabalhar em regime de emprego home office. Para 27% dos entrevistados, a pandemia permitiu que eles aumentassem a quantidade de apostas, alegando que passaram a ter maior disponibilidade de tempo. 

Além disso mais da metade dos participantes da pesquisa relataram terem começado a utilizar sites de apostas esportivas durante a pandemia, em 2020. Porém o perfil do apostador brasileiro é majoritariamente conservador, o que significa que os brasileiros tendem a não arriscar constantemente e preferem apostas mais seguras.

O mercado das casas de apostas chegou definitivamente para ficar no Brasil e com um investimento pesado. No atual momento, 25 clubes de futebol são patrocinados por empresas do ramo. Hoje o setor é responsável por 60% do patrocínio recebido pelos clubes de futebol brasileiro. O reflexo pode ser visto na primeira divisão do campeonato brasileiro, onde 14 dos 20 times pertencentes possuem as logomarcas das casas de apostas estampadas em suas camisetas de jogo.