Marcelo Bastos
Marcelo Bastos

Renan Filho nunca construiu um candidato pra chamar de seu.

Marcelo Bastos |

Renan Filho, nas eleições  para prefeito de Maceió em 2016,  não tendo um candidato em potencial no seu grupo político para a disputa do pleito, teve que importar para o PMDB o ex-prefeito Cícero Almeida, para se contrapor à reeleição de Rui Palmeira. No lançamento da candidatura de Almeida, o governador foi enfático ao destacar que " Cícero tem experiência, já foi testado e aprovado pela população de Maceió e tem apoio de uma ampla aliança que vai lhe dar densidade política para governar". Com uma campanha mal conduzida no primeiro turno, Almeida foi o segundo colocado, tendo sido quase ultrapassado na reta final pelo candidato JHC. No segundo turno, Rui Palmeira ganha com uma larga vantagem sobre Cícero Almeida, impondo uma derrota a Renan Filho.

Nas eleições de 2020, Renan Filho, mais uma vez, não tinha no seu grupo político um candidato com densidade eleitoral para disputar a prefeitura de Maceió. Dessa forma, estabeleceu uma aliança com Rui Palmeira em apoio à candidatura de Alfredo Gaspar. Com isso, Gaspar passou para o segundo turno do pleito, sendo derrotado por JHC.

Finalizando os oito anos do seu  Governo, mais uma vez, Renan Filho não dispõe de um candidato com potencial eleitoral para sucedê-lo. Se não tivesse rompido com o ex-vice-governador e atual prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, não estaria refém do candidato da Assembleia, Paulo Dantas. Tal rompimento foi surpreendente e causou uma fissura na estrutura governamental com resultados danosos até o presente momento.

Mais uma vez, a história se repete e Renan Filho não terá um candidato pra chamar de seu nas eleições de 2022.

SOBRE O AUTOR

Marcelo Bastos é professor, escritor e um grande especialista em eleições no Estado de Alagoas. Em 2017 o analista político Marcelo Bastos publicou seu primeiro livro sobre eleições em Alagoas com o título “Eleições em Alagoas 1978 a 2016”. Nas eleições para Vereador de 2012, no município de Maceió, acertou 100% das suas previsões. Nas eleições de 2014, Marcelo Bastos, para deputado Estadual e Federal, acertou os 9 deputados federais eleitos e das 27 vagas para Assembleia Legislativa, acertou 25 dos Deputados Estaduais eleitos. Nas eleições para Vereador de 2016, em Maceió, das 21 vagas existentes para a Câmara Municipal, acertou 19 dos vereadores eleitos. Nas eleições de 2018, Marcelo Bastos, para deputado Estadual e Federal, acertou 7 dos deputados federais eleitos das 9 vagas existentes e das 27 vagas para Assembleia Legislativa, acertou 25 dos Deputados Estaduais eleitos. Todas essas previsões foram publicadas em alguns portais e jornais da nossa capital.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados