Diante das inúmeras mortes de pessoas eletrocutadas, a vereadora Gaby Ronalsa pede urgência na tramitação do projeto de lei de obrigatoriedade de tornar subterrâneo todo o cabeamento instalado nas orlas marítima e lagunar e nas áreas tombadas de Maceió.

De acordo com dados da Perícia Oficial, em toda Alagoas foram registrados 43 óbitos em 2021 e 41 óbitos em 2020. Até o momento 06 óbitos foram catalogados este ano. Um dos casos mais recente em Maceió, foi a morte de uma criança eletrocutada após pisar em fio de poste caído no chão em Riacho Doce, no litoral norte da capital.

“Muito triste você ler uma notícia de um pai que perdeu o filho por uma situação dessa. Quantas vidas seriam poupadas ? Embora mais cara que a rede aérea, a eletrificação subterrânea nas orlas marítima e lagunar e das áreas tombadas de Maceió se justifica por preservar mais vidas, pelo embelezamento de nossa cidade favorecendo o turismo”, afirmou a vereadora.

Gaby ainda ressaltou que o PL também trará maior qualidade e segurança a todos, pela sustentabilidade, pois para sua instalação não é necessário a retirada de árvores.

Muitas das interrupções de energia elétrica, em especial durante o verão, é causada por queda de galhos de árvores na rede aérea. Outro fator que justifica a apresentação da referida proposição diz respeito ao aumento substancial da demanda de energia elétrica.

Tramitação

O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final (CCJRF) da Câmara de Maceió. A vereadora aguarda os trâmites burocráticos para que o PL entre na pauta para votação, sendo aprovado segue para sanção do prefeito JHC.