Mais 61 municípios assinaram os contratos de concessão entre o Governo do Estado, prefeituras e empresas para a realização do saneamento básico nas regiões do Sertão e Agreste (Bloco B), pela empresa Águas do Sertão, e do Litoral e Zona da Mata (Bloco C), pela empresa Verde Ambiental.

O projeto de concessão vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado desde 2016. O presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley, afirmou que é uma vitória e uma grande virada para os municípios que aderiram à concessão, pois além de cumprirem o Novo Marco Legal do Saneamento, estarão proporcionando mais empregos, desenvolvimento e expandindo a universalização da água para todos.

“Nós queremos é que a água possa chegar nas torneiras das pessoas, que os investimentos em investimentos sejam realizados, para que a gente possa criar mais oportunidade para a população dos municípios”, disse Wanderley.

Com a assinatura dos contratos dos Blocos B e C, 80% da população de Alagoas será beneficiada com serviço de saneamento, incluindo a Região Metropolitana do estado. Reconhecida como uma das maiores concessões de serviço público do país no ano de 2021, a operação tem parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e irá injetar recursos no valor total de R$ 1,7 bilhões diretamente nos cofres das prefeituras participantes ao longo de 2022, e 2,9 bi ao longo dos próximos anos. Nesta primeira etapa os municípios já receberam do Governo do Estado R$ 1,050 bilhões, entre outorga e indenização.

*Com informações da Assessoria.