A deputada Federal Tereza Nelma (PSDB-AL), que coordena a Bancada Federal de Alagoas, assumiu o compromisso de buscar apoio para atender o pleito dos servidores federais. Eles reivindicam recomposição das perdas inflacionárias no salário - um reajuste de 20%.

Uma comissão formada por dirigentes do Sintufal, Sindijus, Sindprev, Cut, Adufal, Sintetfal, representando os servidores públicos federais se reuniu com Tereza Nelma para buscar apoio na luta por um reajuste de 20%. De acordo com a vice- presidente da Associação dos Docentes Universitários (Adufal), Sandra Lyra, desde 2015 os servidores estão sem nenhum nenhuma reposição, acumulando 47% de perdas inflacionárias nos salários.

“Queremos disputar a folga orçamentária deste ano para conseguir o reajuste. Nós, servidores públicos federais, estamos aguardando por isso há muito tempo. Tivemos um encontro com a deputada Tereza Nelma nesta terça-feira (22) e ela foi muito receptiva, tivemos total apoio e garantia de que ela lutará por nós na Câmara”, contou Sandra.

Além disso, eles lutam pela derrubada  da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, do Poder Executivo, que altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos e modifica a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. As principais medidas da PEC tratam da contratação, da remuneração e do desligamento de pessoal.

Para Tereza Nelma, a PEC significa retrocesso. “Estou há muito tempo na luta contra a PEC 32 que reduz direitos dos servidores públicos. Considero um absurdo porque os servidores são a base do atendimento, do serviço prestado à população. Temos que valorizá-los. Vou encabeçar mais essa luta, buscar apoio junto com a Bancada de Alagoas para que seja dado os 20% que está sendo reivindicado”, salientou a deputada.