O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-AL), registrou uma marca de mais de 1500 atendimentos, no mês de janeiro de 2022. O somatório é resultado dos serviços prestados na sede e nas unidades dos Já’s de Palmeira dos Índios, Penedo, Arapiraca e Delmiro Gouveia. 

De acordo com o órgão, houve um aumento de 49% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram apresentados pelo setor de gerência de atendimento do órgão, nesta terça-feira (8). Por dia é realizado uma média de 55 audiências de conciliação, na sede do órgão.   

As reclamações mais recorrentes nesse período, pelos alagoanos, são saneamento básico, abastecimento de água, serviço de energia, operadoras de telecomunicações e loja de eletrodomésticos. Foi notado também um aumento significativo de queixas relacionadas a serviços bancários.

“Hoje dentro da sede, nós recebemos  cerca de aproximadamente 300 pessoas, incluindo as audiências e os atendimentos presenciais. Desde o início da pandemia seguimos todo o protocolo de segurança, atualmente devido ao aumento de casos de Covid-19  e síndromes gripais, intensificamos o controle da circulação de pessoas no atendimento presencial”, relatou Clebson Araújo, gerente de atendimento orientação e conciliação. 

Para o diretor-presidente do Procon-AL Daniel Sampaio, esses números  crescentes de denúncias e reclamações por parte dos consumidores advém  desse período de transição de passagem de ano, fase em que muitos planejam reorganizar a vida financeira em relação aos meses anteriores e, com isso, resulta em uma instabilidade na relação empresa-consumidor e isso consequentemente acaba gerando um elevado grau de insatisfação nos consumidores.

O consumidor que acredita ter sido cobrado indevidamente pode formalizar sua reclamação ou denúncia ao Procon Alagoas por meio de mensagens no WhatsApp 9 8876-8297 ou email: info@procon.al.gov.br, ou ainda ligação gratuita para o número 151.

*com Ascom Procon