Marcelo Bastos
Marcelo Bastos

Rui Palmeira está vivo e bem vivo para 2022.

Marcelo Bastos |

Nas pesquisas que estão sendo realizadas para o Governo de Alagoas, o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, aparece bem posicionado, demonstrando que tem musculatura política para concorrer ao pleito de governador em 2022.

A trajetória política de Rui Palmeira iniciou-se em 2002, quando disputou o cargo de deputado estadual, não obtendo êxito naquele pleito. A partir das eleições de 2006, Palmeira construiu uma carreira vitoriosa, sendo eleito deputado estadual; em 2010 foi eleito deputado federal e eleito/reeleito prefeito de Maceió em 2012 e 2016.

Rui Palmeira, em plena ascensão política, chegou a ser o protagonista da oposição aos Calheiros e nas eleições de 2018, chegou a ser cogitado para a candidatura ao Governo do Estado, passando a ser o principal adversário de Renan Filho, que concorreu à reeleição. Nessa ocasião Palmeira abriu mão da disputa, permanecendo no cargo de prefeito, o que frustrou todo o eleitorado que apostava na sua candidatura.

Nas eleições de 2020, Rui Palmeira fez uma aliança com os Calheiros em apoio à candidatura de Alfredo Gaspar para a prefeitura de Maceió. Com isso, Gaspar passou para o segundo turno do pleito, sendo derrotado por JHC. Talvez essa aliança com os Calheiros tenha sido o maior equívoco político de Rui Palmeira ao longo de toda a sua trajetória política. 

Como política é um processo muito dinâmico, em que o eleitor muda constantemente o seu comportamento, Rui ressurge no cenário e entra, mais uma vez, no jogo. Desse modo, se conseguir o apoio de um dos grupos políticos que estão sendo construídos para a disputa majoritária para 2022, ganha força política e passa ser um candidato em potencial para o Governo do Estado.

Estamos vivendo o momento das articulações políticas e da construção das possíveis candidaturas, o jogo começou e Rui Palmeira, vivo e bem vivo, poderá demonstrar se tem fôlego até o final da partida, o que só o tempo dirá.

SOBRE O AUTOR

Marcelo Bastos é professor, escritor e um grande especialista em eleições no Estado de Alagoas. Em 2017 o analista político Marcelo Bastos publicou seu primeiro livro sobre eleições em Alagoas com o título “Eleições em Alagoas 1978 a 2016”. Nas eleições para Vereador de 2012, no município de Maceió, acertou 100% das suas previsões. Nas eleições de 2014, Marcelo Bastos, para deputado Estadual e Federal, acertou os 9 deputados federais eleitos e das 27 vagas para Assembleia Legislativa, acertou 25 dos Deputados Estaduais eleitos. Nas eleições para Vereador de 2016, em Maceió, das 21 vagas existentes para a Câmara Municipal, acertou 19 dos vereadores eleitos. Nas eleições de 2018, Marcelo Bastos, para deputado Estadual e Federal, acertou 7 dos deputados federais eleitos das 9 vagas existentes e das 27 vagas para Assembleia Legislativa, acertou 25 dos Deputados Estaduais eleitos. Todas essas previsões foram publicadas em alguns portais e jornais da nossa capital.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados