Renan Calheiros diz que Jó Pereira tem espaço no MDB... Então, vejamos...

31/01/2022 14:42 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Em entrevista ao competente jornalista Edivaldo Júnior, da Gazetaweb, o senador Renan Calheiros (MDB) falou sobre a possibilidade de espaços para a deputada estadual Jó Pereira (MDB) dentro do MDB, nas eleições de 2022, desde que para disputar uma vaga de proporcional (seja a cadeira deputada estadual ou federal).

Edivaldo Júnior arrancou – de forma competente – uma excelente declaração o senador enxadrista-mor de Alagoas. Como tratei do tema recentemente, analiso a resposta do senador no excelente post do jornalista da Gazetaweb.

Bem, Jó Pereira ganhou destaque na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas. Isso é inegável. 

Com o destaque ganho, ela acabou se tornando um nome que circula nos bastidores até mesmo como possibilidade de majoritária. Outro ponto interessante da atuação de Pereira: mesmo no MDB, nunca deixou de ser crítica a pontos do governo Renan Filho (MDB). 

Logo, difere daqueles que seguem o asfalto a pavimentar os êxitos dentro da “esfera emedebiana”. 

A deputada estadual tem, evidentemente, alianças políticas, que fazem com que pesem, sobre suas decisões, posições de um grupo. Sendo assim, é possível que Jó Pereira permaneça no MDB? É! Tudo é possível.  

Na política alagoana, é possível até boi voar, quanto mais alguém ficar onde está. O jogo agora é de probabilidades e não de certezas.

Todavia, reafirmo o que disse: os articuladores de chapas do MDB já fazem as contas das proporcionais sem contar com ela.  Diante disso, creio que os dias da deputada na sigla podem estar contados.

Porém, o senador Renan Calheiros – o enxadrista-mor do MDB – declarou, na entrevista, o seguinte, ao falar de Jó Pereira: “Não vamos disputar nomes que estão em outras chapas. Mas soubemos que a Jó Pereira não teria garantido no PP vaga na chapa de federal. A Jó é uma excelente parlamentar. Além disso, é dirigente do partido. O MDB garante a legenda para ela disputar a reeleição ou vaga de federal”. 

Bem, eu lembro que o senador Renan Calheiros – em eleições passadas – se deparou com a insatisfação do hoje deputado federal Marx Beltrão, que queria ser candidato ao Senado Federal e, por isso, pensava em sair do MDB. 

Na época, Calheiros disse que Marx Beltrão tinha esse espaço dentro do MDB para se candidatar ao Senado, já que ali se permitiam duas candidaturas na chapa.

Nem Marx Beltrão ficou no MDB, nem encontrou espaço para ser candidato ao Senado Federal, uma vez que Renan Calheiros trouxe para o seu lado o atual secretário de Infraestrutura, Maurício Quintella, que disputou a eleição do Senado e... perdeu. 

Uma coisa é o que Renan Calheiros diz, outra coisa... é a outra coisa... Agora, claro: tudo é possível, inclusive com Renan Calheiros jogando xadrez: a peça do cavalo, por exemplo, pode andar em L, em M, em N, em O, depende de quem comanda o tabuleiro!

Ainda vale um adendo: Renan Calheiros é especialista em limpar o caminho eleitoral que lhe interessa ainda no tapetão. Jó Pereira presa às circunstâncias de uma candidatura proporcional será sempre alguém que não ameaça as majoritárias. E quem do interesse de Renan Calheiros disputa a majoritária? Quem? Quem? Não é preciso exame de DNA pra saber...

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..