Sobre filiação ao MDB e possível candidatura, George Santoro é enfático: “tudo é possível”

25/01/2022 15:26 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

O secretário estadual da Fazenda, George Santoro – que tem sido um dos pilares do governo de Renan Filho (MDB) por conta das políticas de ajuste fiscal, possibilitando ao gestor máximo os investimentos que fez no Estado – é um dos nomes mais técnicos do atual Executivo estadual. 

Logo, dificilmente se voltam olhares a ele como  um possível candidato nas eleições deste ano.

Além disso, durante os anos de gestão de Renan Filho, Santoro sempre se abordou os assuntos de maneira mais técnica, com números e dados, do que necessariamente pelo viés político e ideológico que acabam por contaminar algumas discussões. 

Sempre solicito com a imprensa, Santoro sempre foi didático ao explicar os assuntos de sua área, ressaltando a tecnicidade. Assim, mesmo que muito presente nos noticiários, nunca teve o perfil midiático comum aos que se lançam nas aventuras eleitorais, buscando o melhor flash ou as frases de efeito.

Todavia, quem o acompanha em suas redes sociais tem percebido que o secretário tem sido mais ousado nas opiniões políticas, inclusive se tornando cada vez mais crítico do governo federal e até comprado embates com assuntos que dizem respeito à administração de Maceió, que é comandada por um rival político do governador Renan Filho: o prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PSB).

Ou seja: Santoro tem se tornado mais polêmico.

Não quero dizer com isso que Santoro mudou de posicionamentos. Não! Essas podem sempre ter sido suas convicções (e aposto até que sim, pois mesmo discordando dele em alguns pontos, sempre julguei o secretário muito honesto intelectualmente em suas posições). 

O que digo é que o “engrossar do caldo” pode ter a ver com pretensões políticas que passam a cobrar de Santoro que ele torne seu pensamento mais claro, mais incisivo na busca por mostrar quem ele é politicamente, assim fica mais exposto, visível e pode se viabilizar eleitoralmente. 

É legítimo.

Caberá a quem o acompanhar formar juízo de valor sobre o que ele diz e, desta forma, concordar ou não. 

Do ponto de vista técnico, repito o que já disse aqui sobre ele em outras postagens: é um secretário competente e, não por acaso, um dos pilares do governo. 

Como começam a ser especuladas, nos bastidores políticos, as possibilidades de George Santoro se filiar ao MDB e concorrer a algum cargo nas eleições de 2022 (assunto tratado pelo jornalista Edivaldo Júnior, na Gazetaweb), indaguei ao secretário sobre o assunto. Santoro foi enfático em uma resposta extremamente curta: “tudo é possível”. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..