O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) informou, em publicação feita nesta terça-feira (25), que o volume da vazão diária dos reservatórios das hidrelétricas de Xingó, em Alagoas, e de Sobradinho, no estado da Bahia, deve aumentar entre os dias 06 e 09 de fevereiro, devido às fortes chuvas que caem em Minas Gerais.
O presidente do Comitê, Maciel Oliveira, disse que o volume pode aumentar devido a água que está vindo de Minas Gerais e que algumas cidades já registram um aumento da vazão.
"Neste momento a vazão é de 4.000 m3/s, mas esse volume deve aumentar por causa da quantidade de água que está vindo de Minas Gerais, que chegará aqui entre os dias 06 e 09 de fevereiro. É quando vamos saber a quantidade de água, mas sabemos que é muita água que está chegando, já que cerca de 10.000m³/s já está sendo registrado em algumas cidades", pontuou Maciel Oliveira.
O informe sobre o aumento de vazão ocorre após uma reunião da Sala de Crise da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), na manhã desta segunda-feira (25).
De acordo com Maciel Oliveira, a situação precisa ser monitorada e as prefeituras e as populações das cidades ribeirinhas precisam ser alertadas.
"Chamamos a atenção para a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, considerando a possibilidade de elevação da vazão a depender da evolução do quadro de chuvas na bacia", diz o presidente do Comitê no comunicado.
*Com Assessoria