A vereadora Teca Nelma prestigiou a posse do Conselho Municipal de Educação - COMED, na manhã desta segunda-feira (24). A posse ocorreu após um longo processo de luta com a prefeitura de Maceió para o restabelecimento das atividades do Conselho, em conformidade com a Lei Federal nº 14.113/2020. “Há seis meses o COMED estava impedido legalmente de deliberar. Isso impacta diretamente nas atividades do município, tendo em vista que é um instrumento consultivo, deliberativo e fiscalizador importantíssimo da educação”, disse a vereadora.
Em junho de 2021, Teca Nelma foi procurada pela então presidente, Josefa da Conceição, que apresentou uma minuta que atualizava a estrutura do conselho, chamando a atenção da prefeitura para a urgência desta resolução. A vereadora protocolou esse projeto na Câmara Municipal, em junho de 2021, na certeza que o poder público deve entender o seu papel de zelar por uma educação digna e de qualidade, e que isso perpassa o pleno funcionamento do COMED.
Em suas redes sociais, Teca Nelma comemorou: “Eu estou nesse processo desde o início, acompanhando a concepção da lei. Poder estar junto de um Conselho de Educação tão ativo quanto esse me enche de orgulho enquanto cidadã e vereadora. São pessoas que lutam pela democracia e por uma educação de qualidade que chegue para todos que mais precisam. Ter um conselho ativo facilita, inclusive, a construção de políticas públicas que melhorem, de verdade, a educação de Maceió”, completou Teca.
O conselho é composto por 38 membros titulares e suplentes, que representam a Secretaria de Educação de Maceió, o funcionalismo e vários setores da sociedade civil.
