Marcelo Bastos
Marcelo Bastos

Qual a tendência de Arthur Lira nas eleições de 2022?

Marcelo Bastos |

Como presidente da Câmara Federal, Arthur Lira passou a ser um dos políticos mais influentes do Brasil, principalmente em Alagoas.

Arthur Lira hoje comanda um dos maiores orçamentos do Brasil e sua força política, nas eleições de 2022, em Alagoas, não pode ser desconsiderada.

Lira é candidato à reeleição e provavelmente deverá ser o deputado federal mais votado.

Mesmo não sendo candidato a um cargo majoritário nas eleições de 2022, Arthur Lira, sem sombra de dúvida, será uma peça fundamental no grupo político a que estiver aliado para uma disputa majoritária.

Caso venha se concretizar a candidatura de Renan Filho ao senado e Paulo Dantas candidato ao governo, tendo Rafael Brito como vice, por indicação do governador, é muito improvável que Arthur Lira esteja aliado a esse grupo político, uma vez que somente os Calheiros e o presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Victor obterão dividendos políticos com essa situação.

Outra via que está sendo construída para disputa majoritária é a do grupo político do prefeito JHC, que muito provavelmente terá como candidato ao governo o senador Rodrigo Cunha. Tal via ainda não apresentou o candidato ao senado como também o candidato a vice-governador. Essas lacunas a serem preenchidas pode despertar o interesse do deputado Arthur Lira para indicação das vagas a comporem a chapa majoritária.

Lira também poderia criar uma terceira via para o pleito, o que no contexto atual é improvável.

Um vez que o pleito ainda está muito distante, apontar neste momento a tendência de decisão a que grupo político Arthur Lira estará aliado constitui uma tarefa desafiadora para qualquer analista político.

SOBRE O AUTOR

Marcelo Bastos é professor, escritor e um grande especialista em eleições no Estado de Alagoas. Em 2017 o analista político Marcelo Bastos publicou seu primeiro livro sobre eleições em Alagoas com o título “Eleições em Alagoas 1978 a 2016”. Nas eleições para Vereador de 2012, no município de Maceió, acertou 100% das suas previsões. Nas eleições de 2014, Marcelo Bastos, para deputado Estadual e Federal, acertou os 9 deputados federais eleitos e das 27 vagas para Assembleia Legislativa, acertou 25 dos Deputados Estaduais eleitos. Nas eleições para Vereador de 2016, em Maceió, das 21 vagas existentes para a Câmara Municipal, acertou 19 dos vereadores eleitos. Nas eleições de 2018, Marcelo Bastos, para deputado Estadual e Federal, acertou 7 dos deputados federais eleitos das 9 vagas existentes e das 27 vagas para Assembleia Legislativa, acertou 25 dos Deputados Estaduais eleitos. Todas essas previsões foram publicadas em alguns portais e jornais da nossa capital.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados