Paulo Dantas: uma estratégia com método na construção de uma candidatura

24/01/2022 10:57 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Com o destaque dado ao deputado estadual Paulo Dantas (MDB), nos últimos meses, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, Marcelo Victor (Democratas), conseguiu (gostem ou não alguns) não somente “fabricar” um candidato ao governo do Estado, como quem tira o coelho da cartola, mas amarrar o apoio da maioria dos deputados estaduais em torno dessa candidatura.

Marcelo Victor entendeu que o poder não deixa vácuo! A lição mais óbvia da política.

Com isso, se tornou o responsável pelo crescimento do nome de Paulo Dantas, que sai da condição de um parlamentar que pouco falou durante seu mandato, pouco participou ativamente dos debates do Legislativo, para ser um político “100% Alagoas”, capaz de estar presente em todos os assuntos e temáticas, com números, estatísticas, estudos, como se isso fosse o natural de sua carreira parlamentar. 

Quem tiver dúvidas, veja as últimas opiniões de Dantas sobre o Turismo. O release da sua assessoria, traz um discurso recheado de informações e com pontos nos quais o parlamentar tem absoluta razão. Todavia, é fácil ter razão sobre o óbvio, falar de forma genérica e não citar nomes, endereçando a crítica a um “passado” quando se quer posar de futuro.

No passado recente, usando da estrutura de comunicação do Poder Legislativo, Marcelo Victor já colocou Paulo Dantas na condição de articulador com pauta dos interesses de professores e da Educação, já resgatou a biografia de gestor do emedebista, quanto este foi prefeito etc. 

Os marqueteiros de plantão até já colocaram Dantas – em um vídeo que percorreu as redes sociais – como alguém preocupado com o desenvolvimento de Alagoas e com a geração de emprego. 

Claro que o deputado estadual do MDB pode e deve estar preocupado com tais assuntos, ainda mais diante das pretensões que alimenta. O que falo aqui não é do mérito do discurso, mas dele aparecer como campanha antecipada nas entrelinhas. 

Dantas foi o primeiro a se mostrar como candidato viável e ocupou o vácuo.

Tem método!

Paulo Dantas ocupou muito bem o espaço para o qual Marcelo Victor o lançou. 

O Palácio República dos Palmares – liderado pelo governador Renan Filho (MDB) – não tem sucessor. O calheirismo não permite que outros cresçam ao seu redor. Marcelo Victor e Paulo Dantas nada tem a ver com isso e foram lá e fizeram um trabalho. 

O eleitor que julgue se é ou não pelo bem de Alagoas. Eu tenho a minha visão em relação a isso e creio que ficou clara nas entrelinhas desse texto.

Dantas – ao ser ungido por Marcelo Victor – deu a largada na disputa pelo governo estadual de forma antecipada e correu trecho sozinho, já que outros pré-candidatos preferiram não se posicionar no tabuleiro de forma clara, como fez o senador Rodrigo Cunha (PSDB), por exemplo. Cunha vive de uma eterna espera pelas condições perfeitas de temperatura e pressão. 

Agora, retornando ao deputado: Inexpressivo para uma disputa majoritária, lá no início, Paulo Dantas (ou aquele que liderou sua estratégia marqueteira), apostou no discurso que responde aos anseios apontados por pesquisas qualitativas, que mostram o que o povo deseja ouvir. Dantas foca nos temas de momento, como a recuperação econômica e o aproveitamento das potencialidades do Estado (é o que fez no último release sobre o Turismo), para reduzir pobrezas, misérias, desigualdades. 

Não se espantem se nos próximos dias, Dantas opinar sobre Saúde. É um tema que responde bem nas qualitativas.

Assim, o emedebista caminha numa “linha tênue” em que tenta se mostrar diferenciado (mesmo sendo um nome vindo do “tradicionalismo” da política alagoana) e eficiente. Paulo Dantas quer passar a imagem daquele que “sabe fazer e que fará o que não foi feito anteriormente”, mas passa a mensagem sem ser agressivo. Afinal, ele quer ser a novidade, o diferente de tudo já visto, o resolutivo, o que não perderá tempo com os gargalos não resolvidos, mas não quer ser a oposição.

Por essa razão, suas últimas posições nas redes sociais – sobre a necessidade de Alagoas investir no Turismo – foram repercutidas cirurgicamente por sua assessoria de imprensa, conseguindo emplacar em vários sites locais as deficiências e as ausências de ação e vontade política dos governos anteriores que, olha só, não viram o imenso mercado a ser explorado, ainda que esse tema seja tratado e retratado a cada eleição. 

Bem, como a imagem de candidato de Paulo Dantas já foi trabalhada, e Marcelo Victor conseguiu emplacá-lo na lacuna aberta, agora o emedebista e seu mentor partem para uma nova missão: fazer parecer que há projetos, propostas e substâncias para consolidar Dantas na disputa. A estratégia de Marcelo Victor, gostem ou não, tem dado certo. Não por acaso, hoje o nome do emedebista é visto como já presente no segundo turno.

Além disso, o governador Renan Filho – o líder solitário do Palácio República dos Palmares – passa a depender de alianças para poder disputar o Senado Federal. Marcelo Victor fez de Paulo Dantas uma aliança viável. 

O presidente da Casa de Tavares Bastos, ao ser um dos mentores do trabalho que vem sendo feito em relação à imagem de Paulo Dantas, saiu da condição de enxadrista político para se tornar um alquimista eleitoral, transformando um deputado que nunca teve o destaque que hoje tem em um nome com condições de disputa. 

Agora, Justiça seja feita. A esperteza de Marcelo Victor em ocupar vácuos também pode contar com a mesquinharia ambiciosa de um MDB que deixa de ser partido para ser feudo; bem como de toda uma classe política arcaica cujas novidades já nascem em museus.

Marcelo Victor conta com o fato de não haver uma liderança natural e, consequentemente, a disputa pelo poder pouco debater os rumos de Alagoas, o que faz da eleição a escolha do “menos pior”.

Resultado, sem qualquer tipo de projeto em disputa, depois que um candidato se viabiliza com seu marketing e hora de fazer um outro marketing: estruturar discussões “inteligentes” para se “debater” o futuro de Alagoas. O problema é que o futuro de Alagoas é sempre debatido com aqueles que a condenam a não sair do passado!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..