A vereadora Gaby Ronalsa vem atuando no legislativo pelas mulheres. A parlamentar protocolou PL que institui, em Maceió, a Campanha Permanente de Conscientização e Enfrentamento ao Assédio e à Violência contra as Mulheres e Meninas, em especial a sexual.
“Precisamos encorajar mulheres nas denúncias, e também ter uma rede de apoio para todas nós. As mulheres enfrentam o medo, a vergonha, a permanência no ciclo de violência, a dependência física, e, principalmente, os processos de revitimização que encontram quando procuram as autoridades”, destacou a vereadora.
De acordo com dados da 2ª edição da pesquisa: “Visível e Invisível: a vitimização de mulheres no Brasil”, quase 60% da população reportou ter visto situações de violência e assédio contra mulheres nos últimos doze meses em seu bairro ou em sua comunidade. Além disso, é importante destacar, também, que outro dado extremamente preocupante diz respeito a quem fora o autor do episódio mais grave de violência relatado, já que 76,4% das mulheres indicaram que o agressor era um “conhecido”.
O PL traz uma Campanha Permanente de que trata do enfrentamento a todas as formas de violência contra as Mulheres e Meninas, a responsabilidade do Poder Público Municipal no enfrentamento ao Assédio e à Violência contra as Mulheres e Meninas. A divulgação de informações e acesso às Mulheres e às Meninas de seus Direitos. A garantia dos direitos humanos das mulheres e das meninas no âmbito das relações domésticas e familiares no sentido de resguardá-las de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, dentre mais ações.
Em 2019, o Ligue 180 registrou um total de 1,3 milhão de atendimentos telefônicos. Desse número, 6,5% foram denúncias de violações contra a mulher. Com a pandemia da COVID-19, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos ampliou os canais de atendimento do serviço. Nos primeiros quatro meses de 2020, houve um crescimento médio de 14,1% no número de denúncias feitas ao Ligue 180 em relação ao mesmo período do ano anterior.
“Precisamos, dar um basta a tanta violência contra as Mulheres e Meninas, protegendo-as e as amparando! Sou defensora das mulheres e no âmbito do legislativo terão meu apoio e trabalho por política pública para todas nós”, concluiu Gaby Ronalsa.