Presidente nacional do PSB destaca possibilidade de candidatura majoritária em Alagoas; seria JHC...

20/01/2022 10:41 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Em uma longa entrevista ao Correio Braziliense, na qual trata de diversos temas, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, destacou a possibilidade da agremiação ter candidato ao governo de Alagoas. 

O nome para a disputa, obviamente, passa a ser o do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PSB), caso esse aceite o desafio. E isso dentro de uma aliança que, conforme Siqueira, envolveria PSB, PT, PCdoB e PV.

Dos que formam, hoje, o diretório estadual do PSB, JHC é o único com condições de disputa, figurando, inclusive, na primeira colocação nas mais recentes pesquisas eleitorais divulgadas. 

O problema enfrentado pelo prefeito é, além do compromisso político firmado com o senador Rodrigo Cunha (PSDB), que pretende disputar o Executivo, ter que deixar a Prefeitura de Maceió para enfrentar mais uma eleição.

JHC foi eleito prefeito de Maceio em 2020 e tem apenas um ano de mandato.

Além dessa questão, há um contexto em relação à legenda que pode incomodar o prefeito de Maceió. O PSB articula uma eventual federação, o que obrigaria a aliança com o PT, dentre outros partidos já citados. 

JHC – mesmo dentro do PSB – sempre fugiu da polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula (PT), e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Em alguns momentos, até esteve próximo de Bolsonaro.

Na campanha para prefeito, mesmo com o PSB fazendo oposição ferrenha contra o presidente Jair Bolsonaro, JHC evitou o atrito e, em entrevistas (uma delas para esse blog), sempre falou da boa relação com o mandatário do país. 

A possível federação, diante do que se percebe, não é um ambiete cômodo para o prefeito da capital, ainda mais dentro de uma possível disputa majoritária.

O presidente nacional do PSB deve se reunir, no dia de hoje, com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman. É mais uma conversa para tentar a federação com PT, o PCdoB e o PV. Ainda que não seja candidato, caso a federação se confirme, pelas atuais regras eleitorais, JHC fica engessado para uma aliança formal com o senador Rodrigo Cunha, é válido frisar.

Ao falar sobre as eleições estaduais do PSB, Siqueira cita como prioridades os governos de São Paulo, Pernambuco, Espírto Santo, Rio Grande do Sul e Acre. Porém, frisa que “outros candidatos poderão surgir”. 

Fora das prioridades, Siqueira cita duas localidades do país: Maranhão e Alagoas. Ele não cita o nome do prefeito JHC, mas é o óbvio.

Resta saber o que JHC pensa em relação ao futuro do seu próprio partido e se estaria disposto a alinhar as “vontades” local e nacional, sentindo-se confortável em uma federação. 

Todavia, o prefeito de Maceió tem evitado falar em eleições 2022, ao menos publicamente. JHC sequer fez aceno sobre a possibilidade de Rodrigo Cunha ser de fato seu candidato. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..