Poucas cidades alagoanas iniciaram a vacinação contra a Covid-19 nas crianças nesta semana, quando foi autorizado a aplicação do imunizante nos pequenos de 5 a 11 anos. Algumas cidades até chegaram a fazer a retirada das doses junto com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), mas ainda não começaram a aplicar.
De acordo com um levantamento feito pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas, dos 52 municípios que responderam aos questionamentos, apenas 26 estão fazendo o atendimento das crianças.
Em algumas cidades, como na cidade de Coqueiro Seco, os profissionais ainda estão passando por um treinamento para fazer a aplicação, além de uma logística adequada já que as crianças precisam ficar quase 20 minutos em observação no local da aplicação.
A previsão da maioria dessas cidades, que ainda não iniciaram, é que na próxima semana a aplicação comece. Nesta terça-feira (18), Alagoas recebeu a segunda remessa da vacina para crianças, com mais de 22 mil doses.
Liberação para municípios
Após a chegada, os imunizantes terão a temperatura aferida, serão contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), localizada no bairro Farol, em Maceió.
Com isso, as novas doses serão liberadas aos municípios à medida que as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) realizarem as solicitações e os agendamentos, por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES).
Os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, formada por Maceió e pelos municípios dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba, devem agendar a retirada das vacinas por meio do endereço eletrônico redefrioalagoas@gmail.com. Já os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, deverão realizar o agendamento pelo e-mail creadiarapiraca@gmail.com.