O laudo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) apontou que a morte do garoto Carlos Miguel Ferreira, de 10 anos, foi causada por uma Síndrome Infecciosa Febril "a esclarecer". O menino deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro do Martins com uma dor de dente e veio a óbito no local. 

De acordo o SVO, “foi colhido paralelamente material histopatológico e enviado para o Lacen para o diagnóstico definitivo”. A família procurou os órgãos de proteção à criança e o caso vem sendo investigado pela Polícia Civil (PC) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos. 

Outra morte de uma menina também é apurada na mesma unidade. O primeiro caso de morte de crianças no local aconteceu no último dia 2 de janeiro. A menina Isabelly do Santos, de 7 anos, deu entrada na UPA com febre, foi atendida e recebeu alta. Após alguns dias, não houve melhora e a família retornou para a unidade, onde ela foi novamente liberada. Em seguida, insatisfeitos com o atendimento e devido ao estado da criança, foram até o Hospital Geral do Estado (HGE), onde ela morreu pouco tempo depois. 

Ao Cada Minuto, o promotor de Justiça, Magno Alexandre Ferreira Moura, presidente do Conselho Estadual de Defesa Direitos Humanos e representante do Ministério Público (MP) nesse Conselho, disse que o órgão foi procurado sobre o caso, está checando as informações e irá realizar uma visita técnica na unidade.

“É um absurdo uma criança com dor de dente procurar uma UPA depois evoluir a óbito tão rapidamente. Isso precisa ser investigado com profundidade. Vamos cobrar da PC para abrir inquérito e apurar a morte dessa criança. Sendo um fato criminoso, a polícia vai identificar a autoria e, no âmbito civil, tomarei as providencias enquanto presidente do Conselho”, finalizou.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que determinou a apuração dos fatos relacionados aos atendimentos dos pacientes I.T.S., de 7 anos, e C.M.F.N., de 10 anos, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tabuleiro, e que tomará as medidas cabíveis, caso necessárias, após a conclusão do processo.