A vereadora Gaby Ronalsa protocolou o Projeto de Lei “SOS Menores Desaparecidos”, como objetivo instituir mecanismo de alerta para o resgate de menores em Maceió. Com o intuito de estabelecer a política municipal de contingência nas hipóteses de desaparecimento ou sequestro de crianças e adolescentes a fim de ajudar as famílias das pessoas sequestradas ou desaparecidos a achá-los, com o uso de tecnologias do cotidiano.
O propósito está em ampliar todos os canais possíveis de divulgação, tendo em vista que cada vez mais os celulares funcionam como parte do dia a dia das pessoas, combatendo os crimes de sequestro.
“É desesperador você ter alguém como desaparecido, que dirá uma criança ou adolescente indefeso. O Projeto de Lei reitera a importância de uma ferramenta em tempo real para que as pessoas sejam avisadas, prestem atenção a situações suspeitas e denunciem-nas à polícia. As redes sociais tem o poder gigante nesse processo”, explicou a parlamentar.
O Alerta “SOS Menores Desaparecidos” se baseia no modelo norte- americano conhecido como “Alerta Amber”.
Em razão do desaparecimento da menina Amber Hagerman, uma criança de 09 anos sequestrada e assassinada em Arlington, no Texas, em 1996.
O Programa que inspira essa iniciativa é um sucesso nos Estados Unidos. O “Alerta Amber” já ajudou a salvar a vida de 685 (seiscentos e oitenta e cinco) crianças no referido país, segundo o Departamento de Justiça Americano, o qual defende, ainda, a importância da velocidade como fator de segurança para crianças, afirmando que as primeiras 06 (seis) horas de desaparecimentos são as mais críticas e decisivas.
Em 2012, o Google se juntou ao time e também retransmite o “Alerta Amber” para os usuários em tempo real, agilizando a procura dos desaparecidos, salvando, assim, a vida de muitas crianças e adolescentes.
Como se sabe, no Brasil, os números de desaparecidos são alarmantes, no final de 2016, a Empresa Brasileira de Comunicação divulgou que cerca de 200 (duzentas) mil pessoas desaparecem todos os anos neste país, sendo, a estimativa, desse número, 40 mil crianças e adolescentes.
“Um percentual altíssimo, que devemos, a todo custo, buscar meios e políticas públicas para reduzir até findar.Ainda estamos no recesso parlamentar e ao retornar nas sessões ordinárias vou cobrar dos vereadores pautarmos o PL de suma importância, cuja proposta pretende dar celeridade na procura dos desaparecidos/sequestrados, combatendo assim os sequestros e o tráfico de menores”, concluiu Gaby Ronalsa.