Marcelo Bastos
Marcelo Bastos

O palanque está montado: Renan Filho senador e Paulo Dantas governador.

Marcelo Bastos |

   A última das redes sociais é que o martelo já foi batido entre o governador Renan Filho e o presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Victor com a decisão de que o deputado estadual Paulo Dantas seja o governador tampão e também venha a concorrer à reeleição em 2022 com o atual secretário de Educação Rafael Brito como vice. No possível acordo político, Renan Filho será o candidato ao senado da República.

   Esse fato faz relembrar as eleições de 2020, quando Renan Filho estabeleceu uma aliança com Rui Palmeira em que o governador indicou Alfredo Gaspar para candidato a prefeito e o ex-prefeito Rui Palmeira indicou Tácio Melo para vice. Apesar de configurar um palanque forte para aquela ocasião, a chapa Alfredo/Tácio não teve força suficiente para lograr êxito, pois se no passado uma estrutura tradicional de campanha era determinante para a vitória em um pleito eleitoral, no presente isso não é mais uma realidade.

   Vale ressaltar, que quando os grupos políticos se reúnem em seus luxuosos gabinetes e combinam entre si uma aliança política e esquecem de combiná-la com o eleitor, pode ser fatal. Portanto, a velha fórmula de se fazer política do passado, em que não eram consideradas as reais necessidades do eleitor, hoje está fadada ao fracasso.

   É bom lembrar que o processo eleitoral de 2022 ainda está no início e muitos fatos imprevisíveis poderão mudar os rumos da eleição.

SOBRE O AUTOR

Marcelo Bastos é professor, escritor e um grande especialista em eleições no Estado de Alagoas. Em 2017 o analista político Marcelo Bastos publicou seu primeiro livro sobre eleições em Alagoas com o título “Eleições em Alagoas 1978 a 2016”. Nas eleições para Vereador de 2012, no município de Maceió, acertou 100% das suas previsões. Nas eleições de 2014, Marcelo Bastos, para deputado Estadual e Federal, acertou os 9 deputados federais eleitos e das 27 vagas para Assembleia Legislativa, acertou 25 dos Deputados Estaduais eleitos. Nas eleições para Vereador de 2016, em Maceió, das 21 vagas existentes para a Câmara Municipal, acertou 19 dos vereadores eleitos. Nas eleições de 2018, Marcelo Bastos, para deputado Estadual e Federal, acertou 7 dos deputados federais eleitos das 9 vagas existentes e das 27 vagas para Assembleia Legislativa, acertou 25 dos Deputados Estaduais eleitos. Todas essas previsões foram publicadas em alguns portais e jornais da nossa capital.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados