Nesta segunda-feira (17), foi iniciada a vacinação de crianças contra a Covid-19, em Maceió. A princípio, o imunizante da Pfizer será aplicado em crianças com deficiência e/ou comorbidades, entre 5 e 11 anos. Na manhã de hoje, o menino Sérgio Miguel da Silva, de 10 anos, foi o primeiro da fila a receber a vacina.
Miguel perdeu o movimento das pernas em decorrência de mielomeningocele e faz parte do primeiro grupo. Ele estava acompanhado da mãe Maria Cícera que estava emocionada com o momento.
O público estimado entre crianças de 5 a 11 anos em Maceió é de 106.341, no total, sendo 12.300 de 5 anos, 13.261 de 6, 14.303 de 7, 14.858 de 8, 16.224 de 9, 18.716 de 10 e 16.679 de 11 anos.
Salvo as crianças com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não exigirá prescrição médica nem cadastro prévio para a vacinação de crianças que deverão estar obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis, e na ausência destes, por adulto com declaração de autorização assinada pelos pais.
Na capital, o público será atendido em 4 pontos de vacinação, que contam com espaços temáticos para as crianças. São eles: Papódromo (Vergel), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Maceió Shopping (Mangabeiras) e, por último, Praça do Osman Loureiro (Clima Bom).
Documentação necessária
Para vacinar crianças será necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança + CPF ou Cartão SUS e documento de identificação do pai ou mãe.
Caso os pais não estejam presentes é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA + cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação + caderneta de vacinação da criança + CPF ou Cartão SUS.
Termo de assentimento para o público infantil de 5 a 11 anos
Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da certidão de nascimento. Para as crianças com comorbidades também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.
Crianças que tenham apresentado sintomas gripais ou covid, só devem ser vacinadas após 4 semanas.
*Estagiária sob supervisão da Editoria