Aulas remotas da Ufal recomeçam nesta segunda (17); retorno presencial será discutido em breve

Redação*|
Ufal
Ufal / Reprodução

Após recesso acadêmico, as aulas do semestre letivo 2021.1 na Universidade Federal de Alagoas recomeçam nesta segunda-feira (17). O formato continua remoto e, em breve, o Conselho Universitário (Consuni) vai discutir o retorno presencial.

Por enquanto, o reitor Josealdo Tonholo afirma que ainda há muita incerteza em relação à covid-19. “Passamos os dois últimos anos sofrendo bastante com a pandemia. Todos nós sofremos os seus efeitos e ainda há muita incerteza do que vem pela frente”, reforçou.

O reitor avisa que até o início de março, o Consuni vai definir se há condições de um retorno seguro. “Nosso Conselho Universitário vai se debruçar para discutir a melhor solução possível com relação ao retorno presencial. Esperamos que essa pandemia se vá para que possamos ter nosso retorno presencial seguro muito em breve”, revelou.

Reitor Josealdo Tonholo. Foto: Assessoria

Enquanto não há um quadro estável da pandemia, Tonholo informa que serão mantidas as aulas on-line. “Vamos continuar usando o sistema remoto para garantir a nossa saúde, a nossa segurança, mas sempre prezando pela qualidade que a nossa Ufal, maior e melhor universidade de Alagoas sempre teve para formar os alunos que fazem a diferença para o nosso estado”,  

O pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, também está esperançoso por dias melhores em relação à pandemia. “Vamos recomeçar as aulas do semestre 2021.1 a partir de segunda-feira no mesmo formato que iniciamos no dia 19 de outubro do ano passado. Já cumprimos a metade do semestre e a projeção de encerramento será 5 de março”, disse.

Barros complementa que as aulas vão acontecer essencialmente de forma remota, com algumas atividades de forma presencial. “Essas atividades são: internato, estágios da área da saúde e os supervisionados nas escolas, estágio das licenciaturas, e outras atividades práticas, como aulas de campo. Mas tudo com autorização do Colegiados dos Cursos, do Conselho da Unidade Acadêmica, que tem definido protocolo de biossegurança”, informou, acrescentando: “Estamos com cuidado redobrado por conta dessa nova onda de contaminação e aumento de casos, principalmente em relação a esse combo covid-19 e a influenza com H3N2. Temos grandes expectativas que a partir de março, no início do semestre 2021.2, que será dia 21 de março sobre a ampliação das atividades presenciais, mas, neste momento, temos de manter todos os cuidados que já vínhamos tendo em relação a esse novo cenário da covid-19.

*com Assessoria

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados