Mais um alerta foi feito pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF)  para os próximos dias devido ao aumento da vazão nas usinas hidrelétricas. De acordo com o presidente do Comitê, José Maciel, os passeios turísticos devem ser evitados na região do baixo São Francisco, que começa na cidade de Piranhas e segue até Piaçabuçu. 

Desde o início da semana, que os órgãos de monitoramento estão fazendo alertas para população e comerciantes que estão margeando o Rio São Francisco devido ao aumento do volume de água. Maciel colocou que o nível do rio irá subir, assim como as correntezas ficaram mais fortes 

O alerta para suspender os passeios turísticos é de forma preventiva para que incidentes possam não ocorrer. As cidades de Piranhas, Pão de Açúcar, São Brás, Traipu, Belo Monte, Porto Real do Colégio e Pìaçabuçu poderão ser atingidas pela cheia.   

Segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), através da Carta Circular nº 004/2022, as vazões defluentes serão elevadas de forma gradual nos dois barramentos até alcançar 4.000 m3/s.

“Orientamos que evitem atividades com embarcações nestes dias, como também a retirada de bares, animais e residentes próximos ao leito do rio", colocou a Defesa Civil.