Um dos alvos da Operação integrada entre as Polícias Civil e Militar com o objetivo de prender integrantes de uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas, morreu depois que reagiu a abordagem dos policiais, no início da manhã desta quinta-feira (13).
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o suspeito atirou contra os policiais militares e foi atingido durante a troca de tiros. Ao todo estão sendo cumpridos 39 mandados, sendo 18 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão na cidade de Murici.
Até o momento 12 pessoas foram presas e os policiais conseguiram Balança de precisão; Revólver calibre.38 Rossi (3 munições pinadas e uma deflagrada); 10 gramas de crack; 150 gramas de maconha; 50 gramas de cocaína.
A operação é fruto de um trabalho investigativo realizado pela Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), da Polícia Civil, que foi realizada de forma integrada com o 2º Batalhão da Polícia Militar e o 116° Distrito Policial de Murici.
Com base em provas técnicas, a DEIC realizou a representação dos mandados, que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.
Ao longo das investigações ficou constatado que a organização criminosa levava drogas de Maceió para comercializar em Murici, mais precisamente nas ruas Gastão Tenório, Jardim Horizonte, Pedro Jaqueira e do Cajueiro, que ficam na região central da cidade.
O nome da operação “Parabellum” tem origem no latim, que deriva da expressão “si vis pacem, para bellum”, que em tradução livre quer dizer “Se quer paz, prepare-se para a guerra”, isso porque os integrantes desta organização estavam se preparando para disputar com grupos rivais territórios e assim ganhar o domínio do tráfico de drogas na cidade.

Efetivo participante
Para o cumprimento dos mandados, foram empregados militares do 2º Batalhão de Polícia Militar, Batalhão de Polícia de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (ROTAM), o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e 5°BPM. A Polícia Civil empregou agentes da Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), TIGRE, ASFIXIA, 11ª Delegacia Regional de União dos Palmares e 116ª Delegacia de Polícia de Murici. Além disso, participou o grupamento aéreo da SSP.
A população é grande parceira das forças de segurança no combate ao crime em Alagoas e pode contribuir com o trabalho das polícias realizando denúncias sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos, organizações criminosas e outros crimes por meio do Disque Denúncia. As informações podem ser repassadas, de forma anônima e gratuita, por meio de ligações para o 181.
*Com informações da Assessoria.