Bruno Toledo: “União Brasil deve ter candidato ao governo. Acho que Paulo Dantas vem para o partido”

13/01/2022 10:22 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Conversei com o deputado estadual Bruno Toledo (ex-PROS e agora Democratas) sobre sua ida para o novo partido que, em breve, por conta da fusão com o PSL, deve se tornar o União Brasil. 

Alem de Toledo, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (e um dos maiores enxadristas da eleição de 2022), Marcelo Victor também passa a integrar as fileiras do Democratas e deixa o Solidariedade.

Em entrevista, Bruno Toledo explica que, por enquanto, foram apenas duas filiações feitas de deputados estaduais por uma simples razão: apenas ele e Marcelo Victor possuem as liberações de seus antigos partidos. 

Logo, os demais parlamentares, que fazem parte do “grupo político” do presidente da Casa de Tavares Bastos, devem entrar no Democratas no mês de março, durante a janela partidária. 

Bruno Toledo estima que pelo menos 14 deputados estaduais devem acompanhar Marcelo Victor. Isso fará com que o União Brasil tenha a maior bancada da Casa.

Pela nova legislação, para a disputa da reeleição, a agremiação só poderá ter 28 candidatos. Indaguei a Toledo se, dentro desse contexto, o União Brasil não viraria um “grupo da morte”, colocando em risco mandatos de deputados estaduais bem votados em função do coeficiente eleitoral.

Toledo avalia que não. “Se você buscar o histórico de muitos deputados que virão para a legenda, verá que muitos são muito bem votados, com mais de 40 mil votos. E ainda há 14 vagas para quem não tem mandato. Então, isso acaba ajudando os demais”. 

Bruno Toledo não esconde que o cenário será de disputa, como é em toda eleição, mas frisa que o partido tem como dar condições para que os filiados consigam se reeleger e até eleger novatos.

O deputado estadual ainda coloca que o União Brasil também vai se preparar para a eleição majoritária. Na visão de Bruno Toledo, são grandes as chances do deputado estadual Paulo Dantas (MDB) – que é a aposta de Marcelo Victor para disputar o Executivo estadual – ingressar no Democratas. 

“Eu acho que o Paulo Dantas deve vir para o União Brasil quando abrir a janela”, colocou o parlamentar.

Bruno Toledo e Marcelo Victor se filiaram no dia de ontem, ao Democratas. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..