"Rivalidade política leva Prefeitura impedir em seu matadouro abate de animais da nossa cidade" denuncia prefeito

05/01/2022 18:20 - Edmilson Teixeira
Por redação
Image

 Em se tratando de mais um capítulo político envolvendo o atual prefeito de Junqueiro, Leandro Silva e a família Pereira, o desta semana é que a Prefeitura de Campo Alegre achou por bem agora, impedir o abate de gado em seu matadouro público, de animais dos comerciantes de Junqueiro. “Fica aqui a minha indignação, por que a gente sabe o motivo. O ano de 2022 chegou, mas ainda há práticas da velha política da perseguição. Quem perde é povo” disse Leandro Silva num vídeo gravado em suas redes socias. 

A nossa reportagem, Leandro Silva afirmou que foi uma medida mesquinha e sem precedência, uma picuinha de quem não sabe lidar com a política.  Detalhe dessa história é que tanto Campo Alegre como Teotônio Vilela, as Prefeituras estão nas mãos dos “Pereiras”, menos Junqueiro, por terem sidos derrotados na última eleição, justamente para Leandro.  

O curioso é que a equipe do atual prefeito junqueirense agiu em tempo hábil. Afirmou que por conta do grau de amizade de Leandro Silva com o prefeito George Clemente, de São Miguel dos Campos, todo abate agora será na cidade miguelense. O espaço foi aberto, conforme acerto, não só para abater o gado, e sim outros animais como caprino e suíno. 

 

Clique e veja no vídeo abaixo desabafo do prefeito Leandro Silva 

https://www.instagram.com/p/CYSFnZHJeuS/ 

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO da Prefeitura de Campo Alegre 

Veja o vídeo que nos enviaram  com a  Dra Fernanda Nogueira que faz esclarecimento sobre o Matadouro de Campo Alegre

 

Considerando o pronunciamento do Prefeito de Junqueiro, Sr. Leandro Silva em suas redes sociais, vimos por meio deste esclarecê-lo e conscientizar aos cidadãos usuários, marchantes e terceiros interessados, que a AGIMCA, autarquia responsável pelo gerenciamento do Abatedouro Público de Campo Alegre encontra-se restrita ao cumprimento da legislação dos órgãos de fiscalização que regem a atividade fim deste Abatedouro, qual seja, ao Instituto do Meio Ambiente e a Adeal – Defesa Agropecuária.

Ainda assim, enfatizamos que o Abatedouro de Campo Alegre, possui o selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal), o qual garante de que o produto passou por inspeção e não está sendo vendido de forma clandestina, e que deixa de representar um risco à saúde do consumidor campo-alegrense, não resta outra opção a AGIMCA a não ser priorizar os pedidos desta municipalidade.

Portanto, sendo de competência exclusiva da AGIMCA o planejamento em atender as demandas de abates locais, e que atualmente encontra-se adaptando suas instalações para ampliar a capacidade de abate, com a inclusão dos animais suínos e caprinos, torna-se necessário uma readequação paralela aos serviços já executados. 

Sendo importante destacar que realizamos abates três vezes na semana, e temos lagoas limitadas a número de abate em consonância com nossa licença de operação emitida pelo IMA, pois é necessária toda uma avaliação técnica da quantidade e qualidade dos resíduos sólidos/efluentes gerados em nossas lagoas e para que ocorra a ampliação dos serviços prestados pelo Matadouro Público, sem deixar desassistidos os marchantes locais, a redução de atendimento a outros munícipes.

O Abatedouro de Campo Alegre, por intermédio da AGIMCA, vem em busca do SIE desde o exercício de 2019, podendo ser constatado via acesso ao processo nº 1732/2019, ocorre que para os preenchimentos dos pré-requisitos, requer uma reforma onerosa em nossas instalações para o atendimento as diretrizes da ADEAL.

Os gestores de municípios que possuem matadouro público sabem muito bem da dificuldade que é de manter um matadouro em pleno funcionamento e atender toda a demanda de seu município em detrimentos das legislações ambientais e de fiscalização.

 Atualmente, por uma cooperação técnica em ajudar a outros Município procedemos com seus abates, o que realmente decorreu com os marchantes do município de Junqueiro aos 365 dias do exercício de 2021, na gestão do então Prefeito, senhor Leandro Silva. 

Isso não se trata de política velha ou ato político, mas sim cumprindo a legalidade e a execução de uma atividade de excelência. Portanto, a AGIMCA repugna o pronunciamento do Sr. Prefeito, pois preza pela técnica, legalidade e o comprometimento com a população consumidora e usuários do Abatedouro de Campo Alegre.

Infelizmente, esse ano precisamos fazer as adequações necessárias, restando os marchantes e supermercados de Junqueiro, assim como Teotônio Vilela, São Miguel dos Campos suspensos da lista de abates, assim como os municípios de São Sebastião e Craíbas tiveram seus pleitos para abates indeferidos, no intuito de conseguirmos absorver as demandas de Campo Alegre, proceder com a adaptação das instalações e consequentemente priorizar o abastecimento e fomento local.

Porém, na certeza de que o Sr. Prefeito não possuí o entendimento específico da legislação regulatória vigente, do custeio de um matadouro e dos procedimentos atuais, colocamo-nos ao dispor para quaisquer esclarecimentos supervenientes. 

Sem mais para o momento.

 

Atenciosamente,

 

João Pedro Romão dos Santos Neto

Diretor Presidente da AGIMCA

Portaria nº. 107/2021

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..