Pronto para liderar o PSD, Rui Palmeira é cotado como nome ao governo

27/12/2021 09:33 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

O nome do ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD), tem sido cotado como uma das possibilidades de candidatura ao governo de Alagoas no ano de 2022. Alguns políticos próximos ao ex-prefeito não descartam essa possibilidade, mas lembram que não há “martelo batido”. 

Rui Palmeira, que recentemente foi um dos principais nomes do PSDB e passou pelo Podemos, assumirá o comando total do PSD no ano que vem. Com isso, o deputado federal Marx Beltrão, que integra as fileiras da legenda, perde um pouco o seu poder de comando e de articulação dos destinos da agremiação no pleito. 

Porém, caso Rui Palmeira dispute realmente uma majoritária, o cenário dentro do PSD pode melhorar para Marx Beltrão. Afinal, com as novas regras, é muito difícil a sigla conseguir eleger dois deputados federais, pois dependem do cociente eleitoral a ser atingido com a presença dos demais candidatos. 

Com ambos disputando a mesma candidatura proporcional, nesse contexto, não demoraria para serem rivais, apesar do clima amistoso com que Beltrão recebeu Palmeira no partido. 

Quanto ao Executivo, as dificuldades de Rui Palmeira para consolidar uma disputa majoritária é ter grupo. Ninguém é candidato de si mesmo. Atualmente, o ex-tucano possui apenas o PSD ao seu lado. 

O Podemos – sua antiga casa – já se encontra nas mãos do deputado federal Severino Pessoa, em que pese aliados históricos de Rui Palmeira seguirem por lá, como é o caso dos vereadores por Maceió, Joãozinho e Eduardo Canuto. 

Outra dificuldade é o ex-prefeito conseguir ampliar a capilaridade eleitoral que possui em Maceió para todo o Estado. A recente pesquisa de intenções de votos, do Instituto Result, que coloca Rui Palmeira em empate técnico com o senador Rodrigo Cunha (PSDB) na disputa pelo Executivo estadual pode ser ilusória. 

É que só foram ouvidos os eleitores de Maceió. Obviamente, por ter sido prefeito por oito anos, Rui Palmeira possui o chamado “recall”. 

Os números do Instituto Result foram divulgados pelo jornalista Edvaldo Júnior, na Gazetaweb, e apontam Rodrigo Cunha com 21,6% das intenções de votos. Como Rui Palmeira surge com 17,2%, eis que se configura um empate técnico. Com um público restrito, caso os números da pesquisa estejam realmente corretos, mostram muito mais a viabilidade de Rui Palmeira para deputado federal que para governador, pois ele navega numa fatia representativa dos eleitores.

Nessa mesma pesquisa, o deputado estadual Paulo Dantas (MDB) tem 3,9%. O prefeito do Pilar, Renato Filho (PSC) e o deputado estadual Antônio Albuquerque (PTB) figuram com 3,4% cada. 

Assim como nas demais pesquisas, o número de eleitores que não sabem em quem votar ou não responderam somam 50,4%: um dado que mostra o quanto o cenário eleitoral se encontra em aberto. 

O Instituto ainda faz uma simulação de segundo turno entre Rodrigo Cunha e Rui Palmeira. O tucano tem 21,2% e o ex-prefeito chega a 20,5%. Ou seja: segue o empate técnico.  

Foram ouvidos 1.066 eleitores em Maceió e a margem de erro é de 3%. 

A pesquisa pode animar Rui Palmeira e seus aliados. No entanto, como já frisado, é um universo reduzido que pode ser facilmente alterado quando se fala em todo o Estado. O que Rui Palmeira tem a comemorar quando observa essa pesquisa? Ainda é muito bem lembrado em Maceió, o que é uma vantagem em caso de disputa com... Marx Beltrão!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..