Tentar parar mais próximo do seu destino ou não conseguir uma vaga regular tem provocado muitos motoristas maceioenses a receber uma pontuação em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por estacionamento irregular.
De acordo com um levantamento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a maior infração de transito mais praticada em Maceió foi o estacionamento irregular, tendo os agentes do órgão feito 12.165 autuações de condutores.
Esse número compreende o período de 1º de janeiro a 30 de novembro deste ano. Um dos principais locais de multas dos condutores é o Centro da cidade, onde a sinalização não é obedecida.
Seguindo o ranking de atuações, o uso de celular ao volante fica em segundo lugar. Somente neste ano de 2021, foram flagradas 5.548 motorista praticando essa infração, sendo 3.078 por "dirigir veículo segurando o telefone" e 2.452 "dirigir veículo manuseando o telefone".
Além da infração, o uso de celular está ligado a uma das maiores causas de acidentes de transito em todo o país . Dados divulgados pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) mostram que o uso de celular enquanto se dirige é responsável, em média, por 57% dos acidentes de trânsito na faixa etária de 20 aos 39 anos.
De acordo com o estudo, digitar uma mensagem de texto enquanto se conduz um veículo a 80 km/h equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros.
Ainda de acordo com a SMTT, no tocante ao tráfego irregular pela faixa ou pista da direita regulamentada como de circulação de determinado tipo de veículo, o número de autuações chegou a 8.854.