A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, situada em Arapiraca, realizou, nas primeiras 24 horas, 25 atendimentos, sendo 24 clínicos e um odontológico. A unidade representa mais um equipamento para preencher o vazio assistencial em saúde e beneficiar, dessa forma, a população de 10 municípios do Agreste e do Baixo São Francisco.

Inaugurada na quinta-feira (16), durante a abertura do Governo Presente no Agreste e Sul, a UPA de Arapiraca está localizada no bairro Itapoã. A unidade é do tipo III, funciona 24 horas por dia e é referência em clínica geral, pediatria, odontologia e ortopedia.

Michelaine Alves levou seu filho Pedro para atendimento na UPA Arapiraca. “Trouxe aqui meu filho, que está com dor de garganta, dor de cabeça e febre, para ser atendido. Fico muito feliz com mais essa conquista para Arapiraca, porque agora temos mais uma opção para atendimento de urgência. A estrutura é muito boa e o atendimento foi excelente”, afirmou Michelaine.

Alexandre Ayres comemorou a entrega de mais uma UPA em Alagoas. “Esta UPA foi construída e será mantida com recursos do Estado. A UPA Arapiraca faz parte da expansão da Rede Pré-Hospitalar no Agreste, conta com leitos de observação e de urgência, laboratório de análises clínicas, equipamentos de raio-X e eletrocardiograma. Assim, os cidadãos estão tendo acesso aos SUS [Sistema Único de Saúde] e cada vez mais perto de casa e de maneira humanizada. Esse é o nosso compromisso”, ressaltou o gestor.

UPA Arapiraca foi construída e será mantida pelo Governo do Estado

Equipe Qualificada – Segundo a diretora da UPA de Arapiraca, Antônia Fortaleza, os profissionais estão preparados para prestar um atendimento resolutivo, qualificado e humanizado aos pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clínica, além de assegurar o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma. “O papel de nossa unidade é estabilizar o quadro clínico dos pacientes e realizar a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso, bem como, garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento”, salientou.

Ainda de acordo com Antônia Fortaleza, a UPA Arapiraca tem a missão de garantir bem estar para os pacientes com urgências odontológicas, que necessitam de medidas imediatas para aliviar os sintomas dolorosos e infecciosos na cavidade bucal. “Podemos manter o paciente em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica, encaminhando-o para uma unidade hospitalar caso não tenham suas queixas resolvidas, garantindo, assim, a continuidade do cuidado para internação em serviços hospitalares de retaguarda, por meio da regulação do acesso assistencial”, ressaltou a diretora da UPA Arapiraca.