Para quem ainda não sabe, uma dica: o Ipec é o antigo Ibope, um dos mais conhecidos institutos de pesquisa do país (com todas as suas qualidades e defeitos – há bem piores, inclusive por aqui).
O resultado do levantamento apresentado ontem, com Lula à frente de Bolsonaro por larga margem de voto, permite uma conclusão, que dificilmente será desfeita: não há espaço para a chamada 3ª via - um candidato a presidente que possa rivalizar com os dois conhecidos personagens.
A polarização entre Lula e Bolsonaro é evidente desde sempre, até mesmo quando o petista não foi candidato, em 2018.
O “juiz” Moro surgiu, num primeiro momento, como um nome doce para uma parcela da direita, mas estacionou na entrada do espaço onde já está consolidado o atual presidente, que é seguido com fé e paixão pelos seus fãs.
Ciro Gomes segue o seu processo de autodestruição – vai se esfarinhando e se tornando, cada vez mais, um personagem folclórico, porque furibundo.
É claro que o eleitor tem todo o direito de votar em quem quiser ser ou aparecer como candidato. E até não votar em nenhum deles (delas).
Mas é importante que saiba que a disputa a sério, pra valer, será entre Lula e Bolsonaro.
Quem sabe se tapar o nariz...