Severino Pessoa no Podemos: cálculo eleitoral; Moro é consequência...

14/12/2021 11:49 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

O deputado federal Severino Pessoa – ex-Republicanos – deve ser a figura de destaque do Podemos em Alagoas, pelo que circula nos bastidores da política alagoana. 

Quanto ao Republicanos, sua antiga casa, é valido lembrar que esta sigla agora é comandada pelo deputado estadual Antônio Albuquerque (PTB). 

O filho de Albuquerque, Arthur Albuquerque, se encontra oficialmente no comando do Republicanos e traça as estratégias da legenda, junto ao pai, para as eleições de 2022, como já publiquei neste blog. 

As mudanças no Republicanos se deram depois que Severino Pessoa confirmou a sua saída da legenda. 

Agora, os rumores são de Severino Pessoa no Podemos, como o novo “dono” da legenda. 

No entanto, a mudança pouco tem a ver com um “palanque” para Sérgio Moro em Alagoas, caso se confirme a presença do ex-juiz e ex-ministro na disputa pela Presidência da República. A questão é eleição proporcional. 

Na disputa de nossos heróis pelas suas cadeiras legislativas, os candidatos à majoritária importam muito pouco e, em alguns casos, quase nada...

O Podemos busca montar – depois que perdeu o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, para o PSD – uma chapa competitiva para ter espaço na Câmara dos Deputados. Isso ocorre também em outras unidades da federação, já que eleger deputado federal é sinônimo de dinheiro para as legendas. 

Se antes a aposta do Podemos se estruturar no Estado era Rui Palmeira, agora passa a ser Severino Pessoa, que pode até mesmo não ser candidato à reeleição. 

Pessoa pode disputar uma das cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado, por onde já passou de forma tímida e silenciosa. Quem se candidataria à deputada federal, nesse caso, seria a esposa de Severino Pessoa, Fabiana Pessoa (ex-prefeita de Arapiraca). 

O Podemos também busca outros nomes para fortalecer a chapa proporcional. Na lista de convites, por exemplo, está o vereador por Maceió, Fábio Costa, que deve sair do PSB. Costa já recebeu convites do PSD e até do Progressistas do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, segundo as informações de bastidores. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..