Na tentativa de sustentar pré-candidatura à presidência no MDB, Tebet manda indireta para Renan Calheiros

14/12/2021 11:37 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

O MDB do senador alagoano Renan Calheiros vive divergências internas em relação ao posicionamento que a sigla vai tomar para as eleições de 2022. 

Se depender do enxadrista da política alagoana, Renan Calheiros, a agremiação se alia ao Partido dos Trabalhadores e apoia a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula (PT). Porém, há uma ala no partido que acredita na possibilidade do MDB buscar protagonizar uma “terceira via”.

Logo, dentro do MDB, a senadora Simone Tebet trabalha para ser a candidata à presidência da legenda, ainda que – dentro do contexto da polarização que o país vive – tenha poucas chances. 

Tebet não conta com o apoio de alguns caciques emedebistas, dentre eles o senador Renan Calheiros. Tanto é assim que Calheiros não se fez presente em um evento que tratava da candidatura de Tebet. 

Em entrevista à Folha de São Paulo, Simone Tebet mandou indireta para o senador Renan Calheiros: “Se eu depender de meia dúzia da cúpula me apoiar ou não é porque eu não tenho condições de ser candidata a presidente da República”. 

A senadora tenta ainda minimizar as discordâncias internas que possuem raízes antigas, pois há muito Calheiros e Tebet possuem suas diferenças. “Todos os partidos são rachados. Até o PT tem divergências, a esquerda tem divergências. Você acha que eu vou depender de nomes que a princípio vocês acham que estão comigo para ganhar a eleição? Se eu depender disso para ganhar a eleição, então está certo, o MDB não pode lançar candidato a presidente da República”, complementou. 

Dentro do MDB, Renan Calheiros é um aliado do PT. Essa aliança é antiga, pois, em 2018, Calheiros também foi contra a candidatura de Henrique Meirelles à presidência da República. Em relação à senadora, em 2019, Renan Calheiros – na disputa pela presidência do Senado Federal, chegou a ofender o pai de Simone Tebet nas redes sociais, insinuando que ele teve um caso extraconjungal com uma jornalista. 

A ofensa se deu porque Simone Tebet, naquele momento, trabalhou para que Renan Calheiros não voltasse à presidência do Senado. Aquela eleição deu vitória ao senador Davi Alcolumbre (Democratas). 

Voltando às eleições de 2022, a situação é a seguinte: é óbvio que Simone Tebet, quando se observa as intenções de votos, tem pouquíssima viabilidade eleitoral para a disputa. Porém, por outro lado, Renan Calheiros trabalha por outro partido dentro da sua sigla. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..