Foi em 2020, durante a pandemia, que o Eufemea foi lançado. Ele é o primeiro portal de conteúdo exclusivo para mulheres do Nordeste. A ideia surgiu com a necessidade de criar um espaço com assuntos específicos para o público feminino. O Eufemea, desde a sua criação, sempre teve o apoio do Cada Minuto, que reproduz as matérias do portal e dá mais visibilidade aos assuntos.

Para a jornalista e fundadora do Portal, o Eufemea cresceu em parceria com Cada Minuto. As matérias registram aumento de visualizações e compartilhamentos através da visibilidade nas redes sociais, além do apoio do diretor-executivo do Cada Minuto, Carlos Melo, que contribuiu com o projeto e abraçou a ideia concedendo espaço para o portal.

“Ele sempre acreditou, em primeiro lugar no projeto, antes mesmo do Eufemea sair do papel ele já acreditava, já dizia que ia dar certo e ele abraçou a ideia de forma muito grande e deu muito espaço pra gente”, conta.

O foco do Eufemea é fazer o público feminino se sentir representado ou inspirado através dos temas abordados. Hoje, o Eufemea tem um público fiel de seguidoras mulheres que se apaixonaram pelo projeto e afirmam que o portal tem representatividade feminina.

Raíssa conta que o Eufemea trata de assuntos que são considerados tabus e debate os diversos tópicos com o objetivo de representar todas as mulheres. “ A gente traz assuntos que muitos sites de notícias não trazem. Nós oferecemos espaço para todas as mulheres: trans, negras, indígenas, mãe de santo, freira, pastora, empreendedoras. De tudo um pouco”.

Quando questionada sobre a principal dificuldade encontrada, a fundadora do Eufemea relata que muitas pessoas enxergam o portal de notícias, mas não conseguem absorver a necessidade de financiamento. Ela expõe que o portal é visto como uma ONG, mas o financeiro é necessário para fazer investimentos, como contratar funcionárias para o portal.

“A nossa ideia é contratar várias mulheres. A gente quer muito contratar para trabalhar com a gente, mas precisamos de dinheiro para contratar mais, então para aumentar a geração de emprego e renda é preciso o investimento no comercial”, explicou.

Através do Eufemea as leitoras percebem que é possível conseguir criar um projeto sendo jornalista e mulher, dessa maneira outro objetivo do portal é incentivar que mulheres, principalmente na área da comunicação, que sejam donas do próprio negócio e criem plataforma própria.

Para criar uma rede de mulheres, o Eufemea criou, no mês passado, o Clube de Mulheres com o intuito de  fortalecer uma rede de networking, onde as mulheres compram produtos e serviços umas das outras.Dentro do clube é possível proporcionar encontros mensais com rede de apoio para criação de parcerias. Para fazer parte do clube, basta entrar em contato com o @portaleufemea.

O portal dá continuação  à série de  novidades que o Cada Minuto vai lançar durante 13 dias, em comemoração aos 13 anos no mercado. Confira: 

Leia mais: CadaMinuto 13 anos: com carisma e humor, jornalistas viralizam com vídeos de notícias inusitadas

Leia mais: Cada Minuto 13 anos: como a evolução na aplicação de tecnologias fez o portal crescer ao longo dos anos

Leia mais: Cada Minuto 13 anos: entenda como as redes sociais contribuíram para o crescimento do portal

Leia mais: Cada Minuto 13 anos: Ricardo Mota volta ao jornalismo e estreia como blogueiro do portal

Leia mais: Cada Minuto 13 anos: Programa multiplataforma marca entrada do portal no YouTube e podcasts

Lei a mais: Cada Minuto 13 anos: Programa Personalidades aproxima alagoanos e integra multiplataforma do portal

*Estagiária sob supervisão