Falpe/Senado: disputa acirrada entre Renan Filho, Collor, Fábio Costa e “os que não votariam em nenhum dos três”

06/12/2021 10:16 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

De acordo com os mais recentes números da pesquisa eleitoral do Instituto Falpe, que ouviu 1.200 eleitores de Maceió entre os dias 01 e 04 de dezembro deste ano, a disputa pelo Senado Federal – ao menos na capital alagoana – seria acirrada caso as eleições fossem hoje.

Em um primeiro cenário, o Instituto mostra a liderança do governador Renan Filho (MDB), com 23% das intenções de votos. Em segundo lugar aparece o atual senador Fernando Collor de Mello (PROS) com 19,5%. O terceiro colocado é o vereador por Maceió Fábio Costa (PSB) com 17%.

O vice-prefeito da capital, Ronaldo Lessa (PDT), que também ensaia uma possível candidatura, surge com 9,5%.

É válido lembrar que dos nomes postos o único que confirma presença na disputa é Fernando Collor de Mello.

O governador Renan Filho ainda não bateu o martelo oficialmente. Para o emedebista ser candidato, ele precisa renunciar o cargo de comando do Executivo estadual, abrindo espaço para a indicação – por eleição indireta – de seu sucessor por meio da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas. Seria o “governador tampão”.

Já Fábio Costa pode disputar uma das cadeiras da Câmara dos Deputados.

O destino de Ronaldo Lessa está muito ligado à posição a ser tomada pelo prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PSB). É que JHC tem sido cogitado como possível candidato ao governo estadual (e lidera as pesquisas em Maceió, como já divulgou o CadaMinuto).

Para ser candidato, JHC teria que renunciar a Prefeitura de Maceió. Isso faria de Lessa o prefeito. Logo, dificilmente o pedetista renunciaria também para se aventurar em uma candidatura.

Caso JHC não seja candidato, então Lessa poderia tentar entrar no jogo.

Dito isso, o primeiro cenário mostra uma disputa “aberta” – em Maceió – entre Renan Filho, Collor e Fábio Costa, quando se considera a margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. Levando em consideração de que por conta dessa margem Renan Filho poderia ter 20% e Fábio Costa pode também chegar aos 20%, temos praticamente um empate técnico entre os três. Tudo fica embolado no topo da tabela.

Por outro lado, em função da capilaridade no interior do Estado, nesse momento, tanto Renan Filho quanto Fernando Collor levam vantagem em relação a Fábio Costa, que teria seu eleitorado praticamente concentrado na capital alagoana.

Outro detalhe interessante mostrado pela Falpe, que não pode ser ignorado, é o número de dos que não votariam em nenhum dos candidatos: 21,5%. Aqueles que não opinaram somam 9,5%.

Somados os dois índices temos um número supera as intenções de votos de Renan Filho, o primeiro colocado.

Isso reflete o quanto o cenário pode ainda estar aberto na capital, pois a tendência é que maior parte desses votos migrem – com o andamento do processo eleitoral – para algum dos candidatos ou ainda fomente uma surpresa.


Segundo cenário

O Falpe ainda analisa um segundo cenário em que estariam presentes apenas as candidaturas de Renan Filho e Fernando Collor de Mello. O emedebista fica com 31% das intenções de votos. Collor segue na segunda posição com 29%. Levada em consideração a margem de erro, temos mais um empate técnico.

O número de eleitores que afirmam que não votariam em nenhum dos dois soma 29%. Os que não opinaram soma 11%. Ou seja: se repete a análise do primeiro cenário: disputa acirrada com cenário totalmente aberto.

 

Rejeição

A pesquisa também pergunta em quem os eleitores maceioenses não votariam para o Senado Federal. Fernando Collor lidera a rejeição com 15%. Renan Filho tem 12,5%. Ronaldo Lessa tem 8,5% e Fábio Costa surge com 6%. O número dos que não rejeitaram algum dos candidatos é de 21,5%. Mas, 36,5% não opinaram.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..