Em peça publicitária, Dantas, o pré-candidato ao governo da ALE tenta se “vender” como “gestor moderno”

06/12/2021 09:33 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Não é segredo que o “grupo majoritário de deputados estaduais” da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, comandados pelo presidente Marcelo Victor (Solidariedade), tem trabalhado incansavelmente para viabilizar a candidatura do também parlamentar Paulo Dantas (MDB) ao governo do Estado.

O Poder Legislativo (e a estrutura que este possui) não tem poupado esforços para colocar Dantas, que até então era um parlamentar longe dos holofotes oriundos do uso constante da tribuna, em evidência.

É válido lembrar que no Legislativo, Paulo Dantas foi um político mais associado aos bastidores.

No entanto, ele também tem, em sua biografia, o fato de ter exercido o cargo de prefeito.

Nesse sentido, o grupo de apoio ao emedebista já se utiliza de todas as cartas que possui na manga para incutir no imaginário popular a possibilidade de Paulo Dantas chegar ao Executivo estadual.

É do jogo político.

Nesse contexto e com esse objetivo, circula pelas redes sociais um vídeo em que o deputado estadual do MDB surge como um “gestor moderno”, apto a resolver os problemas de Alagoas.

O vídeo tem características dúbias, pois ao mesmo tempo em que sobe o tom para apresentar os problemas crônicos o Estado, tem aquela amenizada em função do governo atual ser do MDB: o partido de Paulo Dantas e de um possível aliado na disputa pelo Executivo, o governador Renan Filho.

Por essa razão, Dantas é apresentado como alguém capaz de resolver os problemas do Estado, mas ao mesmo tempo dentro de um discurso que reconhece que muito já foi feito. É a “ginástica mental” tênue para colocar os dois pés em cima do muro sem que ninguém perceba. Afinal, os ventos políticos determinarão as alianças futuras e a viabilidade da candidatura de Paulo Dantas.

Em todo caso, o discurso da peça publicitária é um discurso de “pré-candidato”. Aliás, é uma pré-campanha, ainda não diga claramente que se trate de alguém com a pretensão de disputar o governo estadual em 2022. Todavia, para bom entendedor basta meia palavra.


O vídeo

A estratégia do marketing de Dantas e dos que querem turbiná-lo, abre a peça publicitária com dados que agradariam e muito a oposição ao governador Renan Filho. Com um tom sombrio, o texto traz números fortes: “Infelizmente, hoje, 14,3% dos alagoanos ainda sofrem com a falta de água, 17,2% são analfabetos, muitas das nossas crianças não vão para a escola, 47,2% dos alagoanos vivem na linha de pobreza, 18,6% dos alagoanos estão sem trabalho…”.

Porém, como ele não pode aparecer como um opositor à situação, eis que o locutor pontua: “mesmo com muitos avanços nos últimos anos, a realidade ainda é dura…”. Ah, tá!

A partir daí é construir a biografia de Paulo Dantas como alguém capaz de lidar com esses problemas; alguém que é “100% compromisso” com Alagoas.

Qualquer um que assista o vídeo perceberá claramente que ali se trata de uma peça publicitária de alguém que é candidato ao governo do Estado. Campanha antecipada!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..