A Prefeitura Municipal de Penedo, no Baixo São Francisco, anunciou, nesta quarta-feira (1º), o cancelamento da programação cultural da edição de 2022 da tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes. A decisão foi tomada após uma recomendação do Ministério Público Estadual (MPE) e da Associação dos Municípios alagoanos (AMA) para que gestores municipais suspendam festividades que promovam aglomerações.

O cancelamento da festa religiosa pela Prefeitura de Penedo foi divulgado dentro do prazo, de cinco dias, dado pelo MP/AL para que a AMA orientasse os prefeitos sobre a recomendação. Além disso, também foi dado um prazo de mais cinco dias, para que os gestores municipais se pronunciem quanto ao cancelamento ou não das festividades.

A recomendação do MPE considerou o surgimento da nova variante da Covid-19, a Ômicron, que surgiu na África e, e a emissão de uma nota pelo Sindicato dos Médicos de Alagoas, no último dia 29, que recomendou que aglomerações fossem evitadas até o surgimento de um cenário mais seguro em relação a pandemia.

Em nota, a Prefeitura de Penedo disse que a celebração religiosa será realizada no mesmo formato da edição deste ano, 2021, cujas celebrações foram transmitidas pelas redes sociais e a tradicional procissão terrestre foi substituída por uma carreata.

A programação da festa de 2022, ainda não foi divulgada.