Giovana Montemor
Giovana Montemor

Planejar hoje para ter sucesso no EMAGRECIMENTO e na SAÚDE amanhã!

Giovana Montemor|

Planejamento é a chave para o sucesso de qualquer projeto, não é mesmo? Para sair de férias e dar tudo certo, precisamos planejar. Para comprar um carro novo ou ter um filho, precisamos planejar as finanças. Não seria diferente com a alimentação. E, nesse caso, planejar hoje para ter sucesso amanhã é uma bela tática.

Planejamento e a alimentação

Sem planejamento você corre o risco de na hora que a fome bater comer qualquer coisa que estiver ao seu alcance. O famoso “comer o que tiver do jeito que dá”. Por isso, algo muito importante de se fazer é o planejamento da alimentação do dia seguinte, preferencialmente por escrito. 

Muitas pessoas mostram resistência a essa tarefa. “Nutri, preciso mesmo acordar mais cedo para me organizar?”. A escolha é sua! Tente dormir mais cedo e/ou dedique-se um tempo no seu final de semana para se organizar. Inicialmente essas atitudes irão parecer insustentáveis na sua vida, mas com persistência você vai entender o quanto é a chave do sucesso. Vou explicar o efeito disso:

Fazer as anotações do que comer no dia seguinte o manterá sempre conectado e organizado em relação o seu plano alimentar, e isso facilitará incrivelmente a execução do mesmo, por que ao imaginar e planejar já faz com que você crie as conexões neurológicas para a realização.

Imagina que facilidade você não precisar “resolver na hora” quais alimentos consumir quando a fome surgir, pois já terá planejado as refeições. Com isso, as chances de se sabotar diminuem consideravelmente, afinal, não haverá aquela justificativa do tipo “só tinha isso para comer”.

Organização evita sabotagens

Percebe que essa dica também o ajudará a não ceder aos impulsos de comer fora de hora e/ou fora do plano alimentar? Pois quando surgir uma situação em que alguém lhe ofereça algum alimento, por exemplo, você provavelmente não comerá, pois a decisão já está tomada: você já planejou o que comer, organizou e tem a mão o seu lanche. Assim, você se sentirá mais no comando de si mesmo, e menos à mercê da imprevisibilidade ou da ocasionalidade da vida.

O planejamento é importante também por outro fator: nem sempre você conseguirá fazer boas escolhas espontaneamente, especialmente quando estiver cansado, irritado, angustiado ou com qualquer alteração emocional. Então, melhor já ter planejado o que comer!

Como planejar na prática

Na prática esse planejamento consiste em escrever o que, quanto e quando você irá comer. Por exemplo: 

Café da manhã: uma banana, 1 pote de 100g de iogurte, 1 xícara de café e 1 fatia de pão integral com cottage. 

Depois que você escrever todas as refeições, precisará pensar se precisa comprar algum alimento ou preparar alguma coisa antecipadamente para tornar tudo mais fácil. 

Se essa dica lhe parece difícil, comprometa-se a anotar o planejamento por uma semana. Ao final da semana, decida comprometer-se por mais uma. Talvez você não precise executar esta tarefa por muito tempo. Quando conseguir seguir o plano alimentar conscientemente e a sua habilidade de se organizar já estiver mais treinada e fortalecida, provavelmente não será mais necessário fazer as anotações. 

Tenha em mente que você levará apenas alguns minutos para fazer algo que o ajudará a seguir o plano e ter sucesso no seu objetivo, que é emagrecer e manter uma boa relação com a comida.

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Beijos da nutri

SOBRE O AUTOR

Nutricionista Clínica, Estética e Esportiva. Mestre em Nutrição Humana.

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