Maceió inicia comemorações de aniversário com 7 dias de festa em 7 bairros diferentes

30/11/2021 09:48 - Cultura
Por Assessoria
Image

Maceió deu a largada às comemorações do aniversário da cidade, celebrado dia 5 de dezembro, e que vai levar a festa para 7 bairros da capital em 7 dias diferentes. O primeiro dia de atrações aconteceu na noite dessa segunda-feira (29), no Conjunto José Tenório.

Com uma estrutura bem montada, palco digno para os talentosos artistas de Maceió, a Prefeitura trouxe grupos de bumba meu boi, baianas, coco de roda e afoxés, em uma programação composta 100% por artistas locais.

“É um prazer imenso iniciar as comemorações do aniversário da nossa cidade justamente aqui, no José Tenório. Temos que parabenizar a associação de moradores daqui, que é sempre atuante, que sempre vem nos procurar da Fundação, e parabenizar a Prefeitura, junto com a equipe da FMAC, por essa retomando o movimento cultural da cidade”, pontuou Mirian Monte, presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

A noite começou com as Baianas de Ganga Zumba, seguidas pelas apresentações do Boi Águia, do Coco Xodó Nordestino, do grupo Afrojubá e fechando a programação com o som de Basílio Séh.

O músico Basílio Séh comentou sobre o evento. “É de grande importância, porque Maceió é uma cidade do Nordeste que contribui muito para o engrandecimento cultural do povo brasileiro”, afirma o músico.

Sobre a atuação do poder público para a classe artística, ele diz que “as ações realizadas até então mostram preocupação e responsabilidade com políticas públicas”. O artista frisa sua participação na nova formação da cultura local. “A mim cabe o que eu puder para contribuir no crescimento cultural desta gestão”, finaliza.

Kennedy Luiz, presidente da associação do moradores do José Tenório e adjacências, que atende mais de 30 mil pessoas, relatou que a comunidade fez um multirão no dia anterior para receber a festa.

“Fizemos várias ações para embelezar nossa praça, e também para fortalecer nossa comunidade para receber esse evento, que é muito marcante para nossos moradores que aconteça justamente aqui”, relata Kennedy sobre o início das comemorações do aniversário de Maceió.

“Moro em Rio Largo e vim de bicicleta para cá. Me impressionou a estrutura que a Prefeitura de Maceió colocou aqui”, pontuou Filipe Lucas, que fez parte do público que estava na Praça do Bicentenário, no Conjunto José Tenório. “Estou gostando dessa iniciativa de democratizar a cultura, levando para todos os bairros as atrações. Antes era coisa só para turista ver, tudo se concentrava na orla, e a cidade é muito mais do que isso”, contou o ciclativista.Com 40 atrações diferentes, de segmentos e gêneros culturais diversos, Maceió vai comemorar seus 206 anos com festas em 7 bairros diferentes durante 7 dias. Serão mais de 280 artistas impactados positivamente com a ação, tendo seus cachês já garantidos.

As comemorações seguem nesta terça-feira (30), na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, a partir das 15h, a comemoração do aniversário da cidade se junta a outra data especial, o Dia do Evangélico. As atrações ficam por conta das cantoras gospel Rute Assunção, Eveny Braga, Wilka França, Amanda Souza, da banda Presença e Glória, e de Sarah Farias, maceioense que foi indicada ao Grammy Latino deste ano na categoria de melhor álbum cristão em língua portuguesa.

Quarta-feira (1º), o Mirante do Jacintinho vai ser palco da festa da Prefeitura de Maceió, trazendo, a partir das 18h, os grupos de coco de roda Xique Xique e o Reis do Cangaço, a Capoeira Tradição, a quadrilha junina Rosa dos Ventos e fechará a noite com o grupo de samba-reggae Afro Mandela.

O Conjunto Osman Loureiro, no Clima Bom, vai receber a festa do aniversário da cidade na quinta-feira (2), a partir das 18h, com as apresentações da Associação de RPG, do teatro do grupo Joana Gajuru, da banda Tequila Bomb, do cantor Vitor Pirralho e da banda de rap Favela Soul.

Em Riacho Doce, as comemorações no aniversário de Maceió começam às 18h da sexta-feira (3). As atrações serão por conta do bumba meu boi Águia Dourada, o grupo de maculelê do Mestre Josivaldo, do coco de roda Barreiros das Alagoas, das Taieiras de Ganga Zumba e, fechando às 22h, com a apresentação da bateria da escola de samba da Gaviões da Pajuçara.

Sábado (4) o tradicional bairro de Fernão Velho vai receber as comemorações a partir das 18h, com as apresentações da Associação dos Violeiros e Trovadores, do maracatu Raíz da Tradição, do coco de roda Catolé, da quadrilha junina Flor de Chita e Carla Araújo e Banda, finalizando o dia de shows.

Já no domingo (5), dia do aniversário de Maceió, o encerramento das comemorações será na Praça Multieventos, na Pajuçara, e começa às 16h com a apresentação de Jacques Setton, seguido pelo grupo de maracatu Baque Alagoano, da banda Afro Afoxé, do sanfoneiro Fidelis, da banda Afro Zumbi, da banda Quadrilhão, do samba de roda K’Posu e para fechar a noite, às 23h, Barababaz e Jhonny Lopes. A Prefeitura orienta e reforça a importância do uso das medidas protetivas com relação à covid-19. A capital, que possui mais de 80% da população vacinada com as duas doses ou dose única, segue cumprindo o previsto no decreto estadual e os protocolos recomendados.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..