DORES EMOCIONAIS

30/11/2021 10:59 - Cláudio Cerqueira - Psicólogo
Por redação
Image

A dor física é um indício de que precisamos tomar mais cuidado com a saúde ou que medidas imediatas precisam ser tomadas para curar algum problema. No entanto, quando sentimos dor psicológica nem sempre temos a mesma reação.  

Também conhecida como dor emocional, este tipo de problema é, muitas vezes negligênciado porque não damos a devida importância para nossa saúde mental.  

É comum que, em algum momento da vida, nos deparemos com sentimentos de tristeza, ansiedade, rejeição ou  depressão que se caracterizam como dores emocionais.

A dor emocional é um sentimento incômodo de origem psicológica que pode gerar sensações negativas.

Em muitos casos, a dor emocional é ativada por experiências emocionais danosas, como uma rejeição ou uma grande perda.

No entanto, nem sempre é necessário que algo ruim aconteça com a pessoa para desenvolver estes sentimentos. A depressão, por exemplo, tem causas variadas e nem sempre é relacionada a acontecimentos negativos.

É possível identificar alguns dos casos que mais causam dor psicológica, direcionado a forma de tratamento de cada um:

Rejeição: quando nos sentimos rejeitados por alguém é normal que surjam sentimentos de rejeição, que resultam em questionamentos sobre o nosso próprio valor e importância. Esta autocrítica é, muitas vezes, infundada, mas pode causar fortes dores emocionais.

Solidão: pessoas que se relacionam pouco com os outros ou que perdem laços importantes ao longo da vida podem se sentir solitárias. E quanto mais uma pessoa se sente solitária, mais ela tende a se isolar e criar um “ambiente” emocional perfeito para o desenvolvimento de problemas maiores.

Perdas e traumas: quando perdemos alguém próximo ou passamos por experiências muito traumáticas, pode ser difícil deixar o que passou para trás. Lembrar constantemente da perda e relembrar os momentos ruins pode gerar feridas emocionais que são difíceis de curar.

Baixa autoestima: ter a autoestima baixa pode ser uma ameaça constante para a saúde emocional. Quem não tem amor próprio e não acredita no seu potencial tende a se inferiorizar e se colocar para baixo por conta própria. Assim, logo há espaço para vulnerabilidade, autocrítica e outros sentimentos negativos.

Assim como cuidamos da nossa saúde física todo dia ao escovar os dentes, tomar banho e cuidar da dieta, precisamos tomar medidas que garantam nosso bem-estar emocional e mental.

Uma ferida emocional é como uma física: em alguns casos, até pode curar por conta própria, mas na maioria das vezes precisa ser tratada com os métodos mais adequados para não se tornar um problema maior.

A melhor forma de tratar uma ferida psicológica é procurando um profissional que entenda como descobrir as causas das dores e ajude a melhor maneira de lidar com elas.

Um psicólogo pode ajudar a entender o problema, trazer uma nova perspectiva para o assunto e evitar que ele comprometa a qualidade de vida, por meio da terapia.

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..