O Conselho Regional de Enfermagem (Coren) em Alagoas divulgou nota, nesta sexta-feira (26), recomendando prudência e cuidado à população quanto as celebrações de fim de ano, mediante o anuncio de uma nova onda de contágio por Covid-19 em outros países e a descoberta de uma nova variante da doença na Africa do Sul.

Segundo o Coren/AL, há um desejo comum das pessoas para comemorar as festas de Natal, Ano Novo e Carnaval. Porém, o órgão recomenda que a população evite festas, aglomerações até que haja estado de controle efetivo da pandemia.

O Coren também ressalta a importância de que sejam mantidos os cuidados, já conhecidos e amplamente divulgados, como o uso de máscara, a higienização das mãos, o uso de álcool gel ou 70%, o distanciamento social, além da vacinação. 

Nesta sexta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que uma nova variante do coronavírus foi detectada na África do Sul, classificada como "variante de preocupação" e batizada de Omicron. A organização informou que evidências preliminares sugerem que essa variante oferece um risco maior de reinfecção de Covid-19 do que suas antecessoras e estudos apontam que ela já possui cerca de 50 mutações, o que nunca foi visto anteriormente.

A cepa africana já foi identificada em Israel, Bélgica, Hong Kong e Botsuana. No Brasil, não há nenhum registro de casos, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que o governo adote restrições para voos e viajantes vindos da África do Sul e cinco países vizinhos - Botsuana, Suazilândia (Essuatíni), Lesoto, Namíbia e Zimbábue. No entanto, a entidade afirma que cabe ao grupo interministerial formado por Casa Civil, Ministério da Saúde e Ministério da Justiça decidir se aceita ou não a recomendação. 

Confira a nota do Coren/AL: