Edmilson Teixeira
Edmilson Teixeira

Nesta quinta, Chá-Preta relembra centenário  de seu teatrólogo, radialista e escritor Severino Teixeira

Edmilson Teixeira|
Severino Teixeira faria nesta quinta, dia 25 de novembro, 100 anos se estivesse vivo
Severino Teixeira faria nesta quinta, dia 25 de novembro, 100 anos se estivesse vivo / cortesia

A pequena cidade de Chã Preta relembra neste dia 25 a passagem do centenário de nascimento do fundador da CNEC no Brasil, teatrólogo, radialista e escritor Severino Florêncio Teixeira. Segundo o historiador chã-pretense Olegario Venceslau, "Florêncio foi um dos grandes personagens que teve uma grande participação no desenvolvimento educacional no País, quando juntamente com outros professores criaram a Campanha do Ginasiano Pobre, que possibilitou a milhares de jovens o ingresso no curso de magistério, que posteriormente viria ser chamada de Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-CNEC".

                                                   

Comenta Olegário, que seu conterrâneo Severino Florêncio Teixeira estava no Estado da Paraíba junto com o Dr. Felipe Tiago Gomes no momento da criação da CNEC, isso nos idos dos ano 60 do século passado. “Ele era professor e teatrólogo, além de ser formado em odontologia, clinicou por vários anos em Maceió e  Arapiraca” disse o historiador Olegário, dando conta de que Severino era primo legítimo do saudoso  folclorista Pedro Teixeira, uma das maiores expressões da cultura nordestina, que também nasceu em Chã Preta.  

 

SOBRE O AUTOR

Blog sobre os municípios alagoanos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados