Nesta quinta, Chá-Preta relembra centenário  de seu teatrólogo, radialista e escritor Severino Teixeira

25/11/2021 10:45 - Edmilson Teixeira
Por redação
Image

A pequena cidade de Chã Preta relembra neste dia 25 a passagem do centenário de nascimento do fundador da CNEC no Brasil, teatrólogo, radialista e escritor Severino Florêncio Teixeira. Segundo o historiador chã-pretense Olegario Venceslau, "Florêncio foi um dos grandes personagens que teve uma grande participação no desenvolvimento educacional no País, quando juntamente com outros professores criaram a Campanha do Ginasiano Pobre, que possibilitou a milhares de jovens o ingresso no curso de magistério, que posteriormente viria ser chamada de Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-CNEC".

                                                   

Comenta Olegário, que seu conterrâneo Severino Florêncio Teixeira estava no Estado da Paraíba junto com o Dr. Felipe Tiago Gomes no momento da criação da CNEC, isso nos idos dos ano 60 do século passado. “Ele era professor e teatrólogo, além de ser formado em odontologia, clinicou por vários anos em Maceió e  Arapiraca” disse o historiador Olegário, dando conta de que Severino era primo legítimo do saudoso  folclorista Pedro Teixeira, uma das maiores expressões da cultura nordestina, que também nasceu em Chã Preta.  

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..