Fim da pandemia não significa fim do trabalho remoto; como seguir em casa

24/11/2021 09:20 - Artigos
Por redação
Image

 

A pandemia acelerou uma tendência que já existia no mundo mas que teve um boom com esse momento único na história da humanidade: o home office, ou trabalho remoto, foi apresentado para milhões de pessoas e muitas delas gostaram da experiência.

São vários os pontos positivos: o fim dos deslocamentos até o trabalho, que em grandes cidades pode levar horas, a possibilidade de ficar próximo de familiares, companheiros e filhos, gastos menores com transporte e alimentação e, pelo lado das empresas, custos mais baixos (ou zerados) com escritórios, luz, internet etc.

Mas nem tudo são flores e também é preciso se adaptar a essa nova realidade, por mais positiva que ela seja. Por isso posts com dicas sobre como trabalhar em casa são muito úteis. Especialmente porque nem todas as casas estavam preparadas para essa utilização. 

Barulhos, conexões à internet de baixa qualidade, equipamentos que não estavam à altura das necessidades e também a diminuição do contato social são desafios que precisam ser enfrentados.

Dito isso, como continuar em casa depois do começo da retomada do normal que acontece neste final de 2021, início de 2022?

 

Proponha o home office

 

Caso você trabalhe em uma empresa é possível que a decisão de voltar ou não para um escritório tenha sido tomada. Mas se muitos colaboradores propuserem pelo menos um dia de home office ou então a jornada inteira, isso pode ser considerado pela direção.

As empresas também se beneficiaram desse modelo e os altos custos com espaços, contas de serviços de luz, internet, limpeza são consideráveis para pequenos, médios e grandes negócios. Caso a produtividade tenha se mantido a mesma ou até aumentado com os colaboradores em casa, além da felicidade e qualidade de vida destes dizer não para um pedido por home office não faz sentido e pode afastar colaboradores agora e no futuro.

 

Vida de freelancer

 

Outra tendência que também cresce em diversos países do mundo e teve um boom nos últimos dois anos foi a opção pelo trabalho freelancer. As empresas cada vez mais diversificam sua força de trabalho e contratar freelancers para projetos específicos pode trazer um nível de experiência e flexibilidade que faz sentido.

Você sente que pode oferecer trabalhos específicos para empresas? Então entre em contato e ofereça esses serviços, nem que seja como complemento para seu trabalho tradicional no começo.

Essa opção é possível para todo tipo de profissional, mas especialmente para programadores, designers, jornalistas, arquitetos e empreendedores digitais em geral.

 

Profissionais liberais

 

A pandemia foi uma prova que é possível continuar trabalhando sem ir a um escritório e se for possível adaptar sua casa para ter um local tranquilo, de boa conexão com a internet e confortável, melhor ainda.

Profissionais como advogados, arquitetos, psicólogos e muitos outros deixaram seus escritórios, consultórios e locais de trabalho que serviam apenas como gastos e um ocasional local de reuniões para trabalhar em casa com a mesma qualidade e ainda poupando tempo e dinheiro.

A escolha pelo home office também é algo flexível e que pode mudar. Um dia que sair de casa seja necessário pode fazer seu escritório virar um café, biblioteca ou até parque ou centro cultural. Se for preciso fazer uma reunião, há diversos lugares nas grandes cidades que oferecem salas e recintos para isso. Coworkings também se multiplicam pelas cidades e aceitam profissionais desde por hora até pacotes mensais.

 

Trabalhar em casa faz parte do “novo normal”

 

Com as grandes cidades brasileiras sofrendo com problemas como trânsito, transporte público insuficiente e o alto caro de imóveis, poder trabalhar em casa é um luxo que, se funciona para o profissional, não é passível de abrir mão.

O que a pandemia fez foi tirar o estigma que existia sobre o assunto, normalizando reuniões e o trabalho em si em cenários diferentes que os escritórios, muitas vezes cinzas e pouco inspiradores.

E você? Como foi sua experiência trabalhando de casa? Você gostaria de poder trabalhar no seu lar, seja na sua atuação atual ou mudando de ramo e trabalho? 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..