O Governo de Alagoas poderá cair no colo de Rodrigo Cunha.

22/11/2021 12:02 - Marcelo Bastos
Por redação
Image

Nas eleições de 2022 em Alagoas, provavelmente teremos três grupos políticos para a disputa do Governo do Estado, um no entorno do governador Renan Filho, mais um no entorno de Arthur Lira e Marcelo Vitor e o outro no entorno do prefeito JHC.

O governador Renan Filho, por ter dois mandatos consecutivos, não poderá disputar o Governo do Estado. Um aspecto preocupante para ele é que, ao longo dos seus oito anos de mandato, não construiu junto ao seu grupo político um candidato com potencial eleitoral para ocupar a sua cadeira no Palácio dos Martírios. E isso é comprovado por todas as pesquisas realizadas até agora.

Caso Renan Filho renuncie ao cargo até o dia 2 de abril, o grupo de Arthur Lira e Marcelo Vitor, com certeza, elegerá o governador tampão que possivelmente deverá concorrer à reeleição. O nome mais cotado pelo grupo para ocupar o cargo de governador tampão é do deputado estadual Paulo Dantas. Se o deputado vier ser o escolhido pelos seus pares, para a sucessão de Renan Filho, pelo processo indireto, e caso venha a concorrer à reeleição em 2022, mesmo tendo a máquina estadual a seu favor, a sua possibilidade de vitória é muito remota, uma vez que é um mero desconhecido nos principais colégios eleitorais do Estado, principalmente em Maceió, que representa 30% do eleitorado de Alagoas.

O prefeito JHC em todas as pesquisas até agora divulgadas, lidera com folga a disputa para o Governo do Estado. Apesar de ser o franco favorito para suceder o governador Renan Filho, dois fatores deverão pesar na decisão de JHC para permanecer no cargo de prefeito: o primeiro consiste em que a data limite para a sua renuncia ao cargo ocorre em 2 de abril, o que, convenhamos, representa muito pouco tempo para mostrar as suas realizações à frente da cidade. O segundo fator é possibilidade de a prefeitura realizar um acordo com a mineradora Braskem e engordar o caixa com alguns bilhões o que lhe dará as condições de realizar obras impactantes na cidade de Maceió, tornando-o, quem sabe, o maior prefeito da história da capital de Alagoas.

Diante do fato de Renan Filho não ter construindo um candidato com densidade eleitoral para sucedê-lo e, sendo o candidato da Assembleia Legislativa, um mero desconhecido do grande eleitorado e caso JHC permaneça no cargo de prefeito, o pleito para o Governo do Estado, em 2022, poderá cair no colo de Rodrigo Cunha, mesmo sendo ele um senador com uma atuação bastante tímida no senado federal.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..