PL obriga fornecimento, pelo SUS, de medicamentos à base de canabidiol em Alagoas

01/11/2021 16:06 - Vanessa Alencar
Por redação
Image

Em tramitação na Assembleia Legislativa, um Projeto de Lei de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (MDB) torna obrigatório o fornecimento de medicamentos à base de substância ativa canabidiol (CBD) para condições médicas debilitantes, no âmbito do sistema público de saúde de Alagoas.

Entre as condições médicas as quais a proposta se refere estão as seguintes enfermidades: câncer, glaucoma, HIV, Mal de Parkinson, hepatite C, Transtorno de Espectro Autista, ELA, doença de Crohn, Mal de Alzheimer, cachexia, distrofia muscular, fibromialgia severa, aracnoidite e outras doenças e lesões da medula espinhal, artrite reumatoide, lúpus e qualquer outra atestada por médico habilitado.

O medicamento deverá ser prescrito por médico com registro no Conselho Federal de Medicina.

Conforme o PL, os procedimentos para acesso aos medicamentos serão definidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no prazo máximo de 180 dias após a publicação da lei.

Na justificativa, o parlamentar destaca que pesquisadores têm concluído que o Canabidiol se mostrou eficaz e seguro no tratamento de epilepsias refratárias, de forma que este pode ser o primeiro canabinoide a ser uma alternativa em seu tratamento.

O canabidiol, ou CBD, é uma substância extraída da planta Cannabis, que atua no sistema nervoso central, e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de doenças psiquiátricas ou neurodegenerativas.

Uma Resolução da Anvisa, a 17/2015, permite a importação, em caráter de excepcionalidade, de produtos à base de canabidiol em associação com outros canabinoides, por pessoa física, para uso próprio, mediante prescrição de profissional legalmente habilitado, para tratamento de saúde.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..