A difícil reeleição dos deputados federais em 2022.

01/11/2021 12:00 - Marcelo Bastos
Por redação
Image

Sem as coligações para o pleito de 2022, a reeleição da maioria dos nove deputados federais por Alagoas ficará extremamente difícil, caso permaneçam nos partidos a que estão filiados. Aqui em Alagoas, se tomarmos como base o quociente eleitoral das eleições de 2018, um partido precisará atingir a marca de 170.000 votos para eleger um deputado federal. Nesse pleito quando ainda tínhamos as coligações partidárias, o único deputado federal eleito que não dependeu do voto da coligação e nem do voto de legenda foi o atual prefeito de Maceió, JHC, que obteve 178.645 votos.

Com a nova Reforma Eleitoral, cada partido só poderá lançar no máximo dez candidatos para disputa das nove vagas para Câmara Federal. Se os partidos não selecionarem dez candidatos com boa densidade eleitoral, dificilmente atingirão o quociente que será aproximadamente de 170.000 votos. Caso um partido não atinja o quociente eleitoral, a única alternativa para que o partido conquiste uma das nove vagas em disputa, será com as sobras de vagas, com base na regra 80% (partido) e 20% (candidato), ou seja, o partido terá que conseguir 136.000 votos e o candidato eleito 34.000 votos.

A disputa para a conquista das nove vagas para Câmara Federal em 2022 será muito difícil, dessa forma, só estarão na zona de conforto para a reeleição os deputados federais que apresentarem uma densidade eleitoral consistente.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..