Marcelo Bastos
Marcelo Bastos

A difícil reeleição dos deputados federais em 2022.

Marcelo Bastos |

Sem as coligações para o pleito de 2022, a reeleição da maioria dos nove deputados federais por Alagoas ficará extremamente difícil, caso permaneçam nos partidos a que estão filiados. Aqui em Alagoas, se tomarmos como base o quociente eleitoral das eleições de 2018, um partido precisará atingir a marca de 170.000 votos para eleger um deputado federal. Nesse pleito quando ainda tínhamos as coligações partidárias, o único deputado federal eleito que não dependeu do voto da coligação e nem do voto de legenda foi o atual prefeito de Maceió, JHC, que obteve 178.645 votos.

Com a nova Reforma Eleitoral, cada partido só poderá lançar no máximo dez candidatos para disputa das nove vagas para Câmara Federal. Se os partidos não selecionarem dez candidatos com boa densidade eleitoral, dificilmente atingirão o quociente que será aproximadamente de 170.000 votos. Caso um partido não atinja o quociente eleitoral, a única alternativa para que o partido conquiste uma das nove vagas em disputa, será com as sobras de vagas, com base na regra 80% (partido) e 20% (candidato), ou seja, o partido terá que conseguir 136.000 votos e o candidato eleito 34.000 votos.

A disputa para a conquista das nove vagas para Câmara Federal em 2022 será muito difícil, dessa forma, só estarão na zona de conforto para a reeleição os deputados federais que apresentarem uma densidade eleitoral consistente.

SOBRE O AUTOR

Marcelo Bastos é professor, escritor e um grande especialista em eleições no Estado de Alagoas. Em 2017 o analista político Marcelo Bastos publicou seu primeiro livro sobre eleições em Alagoas com o título “Eleições em Alagoas 1978 a 2016”. Nas eleições para Vereador de 2012, no município de Maceió, acertou 100% das suas previsões. Nas eleições de 2014, Marcelo Bastos, para deputado Estadual e Federal, acertou os 9 deputados federais eleitos e das 27 vagas para Assembleia Legislativa, acertou 25 dos Deputados Estaduais eleitos. Nas eleições para Vereador de 2016, em Maceió, das 21 vagas existentes para a Câmara Municipal, acertou 19 dos vereadores eleitos. Nas eleições de 2018, Marcelo Bastos, para deputado Estadual e Federal, acertou 7 dos deputados federais eleitos das 9 vagas existentes e das 27 vagas para Assembleia Legislativa, acertou 25 dos Deputados Estaduais eleitos. Todas essas previsões foram publicadas em alguns portais e jornais da nossa capital.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados