O repasse adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pode representar para as prefeituras alagoanas um grande folego em suas estruturas financeiras. Com a promulgação da Emenda Constitucional 112/2021, as prefeituras irão receber o repasse do FPM de forma gradual, sendo 0,25% nos próximos dois anos; 0,5% em 2024; e 1% de 2025 em diante. 

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, afirma que as prefeitura tem uma carga muito grande com a transferências de serviços do Governo do Federal e esse reajuste veio em um momento importante em que os municípios fazem a retomada da economia com a diminuição da Covid-19. 

“É importante ressaltar que esse recurso não chegará de uma vez. Isso irá diminuir os problemas financeiros que são vivenciados nos últimos anos pelos gestores municipais. Fora isso, nós também fomos a Brasília para aprovação de outras pautas que são essenciais para o desenvolvimento dos municípios”, disse Hugo Wanderley em entrevista ao jornal Gazeta de Alagoas.