Seagri lança Módulo Irrigado de Produção e Aprendizagem (Mipas)

Assessoria|

Durante a 71ª edição da Expoagro Alagoas, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL), através do Governo de Alagoas, lançará o MIPAs (Módulo Irrigado de Produção e Aprendizagem).

Por meio da irrigação e do manejo agroecológico, o novo programa da Seagri-AL tem o intuito de garantir safras prósperas aos agricultores residentes no Alto Sertão.

O MIPAs é uma estratégia metodológica de construção do conhecimento sobre os diversos temas ligados à técnica do sistema de irrigação e do manejo agroecológico de hortaliças, frutíferas e forragens.

Ao todo, 200 famílias de agricultores em 26 comunidades rurais dos municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi e Olho D’Água do Casado serão beneficiadas no projeto.

Com isso, o MIPAs vai angariar na geração de emprego e renda e na produção de alimentos sem o uso de insumos químicos. Já os produtos cultivados no âmbito do projeto terão uma qualidade e valor agregado de grande potencialidade no mercado de produtos orgânicos e agroecológicos.

Esse instrumento de produção e aprendizagem permite que a assessoria técnica trabalhe, junto às famílias, todos os conceitos de montagem e manejo do sistema de irrigação, manejo da fertilidade dos solos, manejo ecológico de insetos-praga e manejo dos diversos cultivos, chegando até a gestão da produção e comercialização nas feiras agroecológicas.

O projeto é resultado da parceria do Governo de Alagoas, através da Seagri e do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola - FIDA (agência da Organização das Nações Unidas - ONU), Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), instituição que tem como outorgante a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e tem potencial de se tornar referência no desenvolvimento rural sustentável do Alto Sertão.

Para executar o MIPAs, o Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) disponibilizou o recurso de R$ 5.973.706,22. O prazo de execução do projeto é outubro de 2022.

Capacitações

Serão realizados cinco módulos de capacitação no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, no município de Piranhas, voltados para técnicos e prefeituras alagoanas, com turmas de 20 pessoas e carga horária de 40 horas.

Além disso, mais 20 cursos de capacitação voltados para os agricultores familiares, contemplados no projeto, com turmas de 20 pessoas e carga horária de 40 horas.

SERVIÇO

Lançamento do Módulo Irrigado de Produção e Aprendizagem (MIPAs)

Data: 29/10/2021

Local: Parque da Pecuária- Maceió/AL

Horário: 14h

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados