Senadores em CPI pedem, e Renan volta atrás em pedido de indiciar Carlos Heinze

26/10/2021 20:29 - Brasil/Mundo
Por UOL
Image

Após pedidos de senadores na CPI da Covid, o relator Renan Calheiros (MDB-AL) voltou atrás de sugerir o indiciamento do colega Luis Carlos Heinze (PP-RS), também membro da comissão, no relatório final a ser votado ainda hoje. 

Heinze havia sido incluído na lista de sugestões de indiciamento por incitação ao crime. Renan Calheiros o incluiu ao atender a um pedido do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), feito após Heinze realizar a leitura de um resumo de seu relatório paralelo.

O senador gaúcho defendeu o uso de medicamentos comprovadamente ineficazes contra a covid-19 e criticou o trabalho da CPI. Em sua fala, Heinze afirmou que os membros da comissão se "negaram" a analisar "mais de 284 estudos da literatura médica sobre hidroxicloroquina". Segundo ele, a comissão "inventou crimes do governo" em uma "engenharia para atribuir culpa" ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Senadores governistas contestaram o indiciamento de Heinze. "Faço um apelo, sei que os nervos estão aflorados há seis meses, mas uma medida como essa passa um revanchismo e perseguição [...]. É uma covardia, estão colocando parlamentares em crimes que não estão inscritos, por crimes de opinião", disse Eduardo Girão (Podemos-CE).

 O líder do governo no Senado, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), classificou a atitude como uma "decisão acalorada" e fez um apelo por uma "nova reflexão sobre essa manifestação".

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), classificou a inclusão de Heinze como um "excesso", embora tivesse ressaltado que não interferiria nas decisões da CPI. 

Nos bastidores, nem mesmo todos os senadores que costumam criticar o governo Bolsonaro concordaram com a recomendação de indiciamento de Heinze, e a inclusão do nome dele passou a ser vista como mais um motivo para defensores do governo federal desqualificarem o trabalho final da CPI. 

Dessa forma, Alessandro Vieira apresentou pedido para o nome de Heinze ser retirado da lista de sugestões de indiciamentos.

O pedido de retirada de Heinze foi prontamente atendido por Renan Calheiros.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..