Importância do ÔMEGA 3

26/10/2021 13:26 - Giovana Montemor
Por redação
Image

Em diferentes formatos, tamanhos e rótulos estão à disposição de forma fácil nas prateleiras das farmácias ou casas de produtos naturais. Os benefícios não faltam! 

O que é ômega 3?

É um tipo de gordura saudável que possui efeito anti-inflamatório no nosso organismo e está presente especialmente em alguns tipos de peixe de águas frias do alto mar. Os peixes produzem o seu próprio ômega 3 por se alimentarem de plânctons - organismos que ficam suspensos na água.

Quais os benefícios do ômega 3 para a saúde?

Pelo seu poder anti-inflamatório natural, o ômega 3 pode prevenir e/ou tratar várias doenças e sintomas, como: doenças cardiovasculares, colesterol elevado, saúde da tireoideesclerose múltipladislipidemiadiabetes, TPM, gestação, formação cerebral do feto, melhora da memória e cognição, entre outros. 

Duas substâncias do ômega 3 são responsáveis pelos benefícios:

  • EPA (ácido eicosapentaenóico)
  • DHA (ácido docosahexaenoico)

 

Enquanto o EPA apresenta benefícios para a saúde cardiovascular, circulação e problemas de caráter inflamatório (celulite, obesidade e artrite reumatoide), o DHA contém propriedade antioxidante e é considerado excelente para o cérebro e a memória, tendo efeito protetor contra doenças como Alzheimer e Parkinson. Desta forma, ambos se complementam e se tornam essenciais na cápsula de ômega 3.

Como escolher o melhor ômega 3

O ômega 3 exige cuidado na hora da compra. Do contrário, você estará gastando dinheiro em um produto que pode não trazer os reais benefícios. Alguns pontos são importantíssimos e merecem atenção ao escolher. Então, aprenda a partir das recomendações abaixo como adquirir um ômega 3 de qualidade:

Vitamina E

Confira se o ômega 3 tem vitamina E na composição, responsável pela ação antioxidante do óleo na cápsula e manutenção da qualidade do produto. Logo, é indispensável que ela esteja na composição.

Quantidade de EPA e DHA

Confirme a quantidade de EPA e DHA por cápsula, os compostos ativos do óleo de peixe, responsáveis pelos efeitos desejados do suplemento. Compare as quantidades de EPA e DHA por cápsula e invista nos que possuem maiores quantidades. Por isso, já existem algumas versões de Ômega 3 Plus, que tendem a ser mais caros por oferecerem maior concentração desses ativos.

Relação de EPA e ômega 6

Observe a relação de EPA e ômega 6 (ácido araquidônico). É recomendado que esta relação seja de 20% de EPA para 1% de ácido araquidônico (AA). Infelizmente, nem todos os produtos apresentam essa informação no rótulo, mas vale procurar.

Contaminantes

Atente-se aos contaminantes ambientais e escolha um produto que seja livre de contaminantes. Eles são: PCBs, mercúrio e dioxinas. Algumas marcas já sinalizam essa informação no rótulo.

Liberação intestinal

Prefira um ômega 3 com cápsula de liberação intestinal, pois será desagradável passar o dia inteiro com gosto de peixe na boca. 

Como saber se o ômega 3 é bom

Leu todas as dicas, prestou atenção no rótulo, comprou e agora quer tirar a prova real? Então, teste o produto com essa dica de ouro: ômega 3 de boa qualidade não congela quando exposto a baixas temperaturas.

Para esse teste, abra 2 cápsulas (quantidade suficiente para dar volume), coloque o óleo em um recipiente e leve ao congelador. Se depois de 5 horas o óleo congelar, é sinal de que não possui boa qualidade. Se permanecer em estado líquido, você realmente fez uma ótima escolha!

Para finalizar, vale lembrar que todo e qualquer suplemento (incluindo ômega 3) deve ser indicado por um médico ou nutricionista. Portanto, apenas estes profissionais poderão lhe recomendar a dosagem correta para sua necessidade (ALA, EPA e/ou DHA).

Invista em qualidade

Lembre-se também que o barato pode sair caro. Portanto, não espere encontrar ômega 3 a “preço de banana”. Sendo assim, se for para usar um ômega 3 baratinho, melhor nem usar. Sua saúde merece carinho e investimento. Cuide-se!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário! Beijos da nutri

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..